Especialistas querem sistema único de informação sobre abuso sexual de crianças

O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são crimes que muitas vezes se alimentam do silêncio de parentes e vizinhos. Em alguns casos, mesmo quando a denúncia é feita, o abusador muda de cidade e continua praticando as agressões.

Por conta disso, representantes do governo federal, conselhos tutelares, Ministério Público e Disques-Denúncia estaduais querem integrar todos os bancos de dados sobre abuso e exploração em um único sistema de informação.

O governo federal já mantém um serviço de ligação gratuita para denúncias, pelo 0800 99 0500. De hoje (15) a sexta-feira (17), esse serviço está em debate em Brasília, no primeiro seminário nacional sobre o tema, organizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH).

De maio de 2003 a fevereiro de 2006, foram recebidas 14,3 mil denúncias. De acordo com Socorro Tabosa, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, em caso de abuso, até mesmo as crianças já costumam fazer a denúncia. A ligação para o 0800 99 0500 é gratuita e o sigilo garantido ao denunciante.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo