A carreira de Michael Jackson já foi declarada encerrada antes.
Quando o sucesso como astro infantil do Jackson Five já não era mais o mesmo, muitos duvidaram que ele seria capaz de chegar ao estrelato quando adulto, mas erraram.
Também questionaram suas chances de sucesso na carreira solo iniciada após deixar o The Jacksons – e novamente estavam errados.
Já em carreira solo, Michael Jackson transformou-se num dos maiores sucessos da história da indústria fonográfica, mas viu sua imagem manchada por uma denúncia de abuso sexual de menor em 1993.
Mais uma vez, duvidaram que ele atingiria o topo das paradas de sucesso, mas ele atingiu.
Agora, depois de ter sido absolvido de todas as novas acusações de abuso sexual de menores, conseguirá Michael Jackson recuperar sua carreira depois desse último golpe?
Para especialistas da indústria fonográfica, a resposta é "sim".
"Ele pode fazer sucesso novamente, sim:, comentou Antonio Reid presidente da Island Def Jam. "Eu diria que ele precisa somente fazer boa música e concentrar-se em nada além disso e de suas performances ao vivo."
O público não vê o lado artístico de Michael Jackson já há um bom tempo. Seu último álbum – uma coletânea de grandes sucessos – foi lançado em 2003, justamente no dia em que foi detido sob acusação de molestar um menor.
Durante o último ano e meio, as notícias sobre o cantor concentraram-se em supostas relações sexuais com garotos menores de idade e outros comportamentos questionáveis em seu rancho na Califórnia.
Mesmo antes das acusações, a carreira artística de Michael Jackson parecia retroceder por causa de suas atitudes cada vez mais estranhadas – desde as diversas cirúrgicas plásticas ao episódio no qual segurou seu filho de forma arriscada numa sacada. Além disso, o caso de abuso sexual surgido em 1993 afetou bastante sua trajetória.
O caso saiu dos holofotes depois que ele alegou inocência, mas pagou uma compensação multimilionária para evitar a apresentação de uma queixa criminal.
Desde então, Michael Jackson lançou apenas dois discos que venderam cerca de 2 milhões de cópias cada. Tais números seriam fabulosos para muitos artistas, mas representam um fiasco quando se fala em Michael Jackson.
Apesar da absolvição de todas as acusações, a publicidade negativa em torno do nome do cantor foi muito forte. Mesmo assim isso não significaria o fim de sua carreira, dizem especialistas.
"Acho que ele deveria testar as águas, lançar alguma coisa nova e ver qual será a reação", sugeriu o DJ Paul Cubby Bryant, da rádio Z100 de Nova York.
Já Paul Levinson, titular da cadeira de mídia e comunicações da Universidade Fordham, acredita que o processo criminal servirá para impulsionar a carreira de Jackson e prevê uma reabilitação de sua reputação.
"Creio que essa absolvição ajudará muito sua carreira. Michael Jackson insurgiu-se e provou que todos estavam errados quanto a ele. Agora ele precisa deixar a música rolar enquanto o resto se arruma", analisou.