O especialista francês em panificação Dominique Ecale chegou nesta segunda-feira (11) em Curitiba para prestar consultorias às empresas paranaenses do ramo. Ecale veio ao Paraná em missão internacional organizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Senai, Câmara de Comércio França-Brasil e Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias do Paraná. O especialista francês, que já trabalhou com formação de jovens e modificação de comportamento de profissionais da área de panificação em países como Letônia, Lituânia e Haiti, permanecerá no Estado até 6 de outubro atendendo empresas de Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu.

continua após a publicidade

Esta é a segunda vez que Ecale vem ao Paraná a convite do Senai. Na primeira oportunidade, em janeiro passado, o perito participou de uma Clínica Tecnológica de Panificação, no Cietep, em Curitiba, e abordou, entre outros temas, pães congelados, e tecnologias utilizadas em seu país, famoso por seus produtos finos. Na ocasião, o especialista em panificação atendeu cerca de 20 estabelecimentos de Curitiba, entre indústrias e panificadoras.

O objetivo foi aprimorar métodos e produtos, espelhando-se na tradição européia de oferecer aos clientes pães mais nutritivos e de maior valor protéico. Desta vez, além de ampliar o atendimento para indústrias e panificadoras de outras cidades do Estado, Ecale também ministrará cursos e palestras.

Roteiro

continua após a publicidade

A missão internacional começou no dia 11, às 9 horas, na sede da Fiep, no Centro Cívico, em Curitiba, quando foram alinhados os últimos detalhes dos cursos e palestras. No dia 12, o perito visitará a Bünge, em Ponta Grossa. No dia 13, ele vai a Cascavel prestar consultoria às panificadoras da cidade. Nos dias 14 e 15, Ecale atenderá as empresas de Foz do Iguaçu. Nos três municípios, Ecale ministrará a palestra ?O sabor do pão ? diferentes tipos de trigo?.

Entre 18 e 22 de setembro, das 8 às 17 horas, no Moinho Anaconda, em Curitiba, o especialista em panificação vai ministrar a palestra ?Atualização para Multiplicadores? e abordará novas tecnologias aplicadas à panificação, matéria-prima ? extração de farinha e tecnologia da fermentação.

continua após a publicidade

No dia 25, das 14 às 18 horas, o perito vai se reunir com um grupo de empresários no salão nobre da Fiep para um bate-papo informal sobre ?Gestão de pessoas como ferramenta para atrair clientes?. Na oportunidade, serão abordados a sensibilização quanto à qualidade da produção, a importância do bom relacionamento entre patrão e funcionário para o sucesso do negócio, o compromisso do panificador com o cliente e a diferença entre confeitaria e panificadora.

De 26 a 29 de setembro, das 8 às 17 horas, no Moinho Anaconda, Ecale conduzirá o curso sobre ?Elevando o nível do mestre padeiro? e abordará receitas mais elaboradas ? novidades no Brasil, profissão padeiro ? valorização e confeitaria.

Em 3 de outubro, das 17 às 19 horas, no auditório I, no Cietep, em Curitiba, ele ministrará a palestra ?Otimização e Processos e Layout?. Voltada para o empresariado, a palestra será transmitida por teleconferência para todo o país. E, nos dias 4 e 5, das 13h30 às 16 horas, Ecale encerrará a missão empresarial com um curso sobre Fabricação de pão, no Moinho Anaconda, quando haverá aula prática.

O perito Dominique Ecale é membro do programa de intercâmbio internacional Échanges et Consultations Techniques Internationaux. Por meio deste projeto, o Senai está trazendo peritos de outros países para suprir demandas apontadas pelos diversos setores da indústria paranaense. A missão internacional conta também com o patrocínio das empresas Moinho Anaconda, Philip Morris Brasil, Líder, Maxxi e Bünge.