O especialista francês em panificação Dominique Ecale apontou a otimização do tempo na produção de pães como uma alternativa rentável para as panificadoras brasileiras. ?Otimizar o tempo é sinônimo de ganhar dinheiro?, afirmou ele, em palestra proferida na noite da última terça-feira (03), no Cietep, em Curitiba, a cerca de 350 pessoas de todo o país. O perito francês, que está no Paraná desde 11 de agosto em missão internacional a convite do Senai, Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias do Paraná e Câmara de Comércio França-Brasil, destacou o sistema europeu de disposição dos materiais para melhorar a qualidade da produção e do trabalho.
A palestra sobre Dimensionamento, Layout e Otimização da Produção foi transmitida por videoconferência para 17 Estados ? Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Durante a palestra, empresários e profissionais do setor de todo o Brasil puderam interagir com Ecale encaminhando perguntas e comentários pela Internet, através do site www.sipcep.org.br.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias do Paraná, Joaquim Cancela Gonçalves, enfatizou a importância da missão internacional. ?Fomos surpreendidos pelas novidades apresentadas pelo Dominique. A partir desta missão internacional vamos implementar, no Paraná, em parceria com o Senai uma nova metodologia nos cursos de panificação. A proposta é que nossas panificadoras ofereçam mais variedade e acrescentem sabor aos pães com o objetivo de conquistar clientes?, disse Gonçalves, que aproveitou a oportunidade para lançar, em nível nacional, a cartilha de Técnicas Francesas em Panificação.
O especialista francês, que já prestou consultorias e ministrou cursos sobre novas técnicas de panificação em Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, permanecerá no Paraná até a próxima sexta-feira (06). Nesta quarta (04) e quinta-feira (05), das 13h30 às 16 horas, ele encerrará a missão internacional ministrando o curso ?Fabricação de pão?, no Moinho Anaconda, em Curitiba.
Dominique Ecale é membro do programa de intercâmbio internacional Échanges et Consultations Techniques Internationaux. Por meio deste projeto, o Senai está trazendo peritos de outros países para suprir demandas apontadas pelos diversos setores da indústria paranaense. A missão internacional conta também com o patrocínio das empresas Moinho Anaconda, Philip Morris Brasil, Líder Equipamentos para Panificação, Maxxi Atacado e Bünge.