O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, apresentou, na última quarta-feira (29), o projeto para o Museu de Geologia e Paleontologia que será instalado no Parque de Vila Velha. O secretário completou que a proposta para Vila Velha é inovadora, pois vai mostrar a evolução geológica da Terra até a formação das geleiras que originaram as formações rochosas que compõem o parque.
A proposta traz três espaços que serão ocupados por 26 painéis explicativos, 17 cenários, três maquetes e 12 vitrinas. Somente o espaço principal concentra 16 painéis que irão ilustrar diversas etapas da formação geológica da Terra dando ênfase à região do Paraná.
Também serão instalados terminais informatizados para consulta e uma trilha que irá representar em escala espacial a história da Terra, desde sua origem até os dias atuais. No percurso serão utilizados diversos recursos expográficos, como legendas, painéis e modelos destacando os mais importantes eventos.
O acervo deve ser montado pela Mineropar na antiga piscina pública, que está desativada. O local, construído em 1978, será revitalizado para aulas de educação ambiental. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, a criação do museu, além de enriquecer as informações disponíveis no parque, também irá reduzir e até evitar a retirada ilegal de segmentos de rochas por estudantes e turistas que procuram informações na área de geologia dentro do parque.