Espaço Cultural BRDE Seleciona Exposições para 2007/2008

Com abertura prevista para o dia 16 de maio, O Palacete dos Leões é o local escolhido pelo Goethe Institut para a mega exposição do fotógrafo alemão Stefan Moses.?Trata-se de um presente para a cidade?, afirma o diretor Carlos Marés, do BRDE,? já que Curitiba será a única cidade brasileira a conhecer os trabalhos deste importante artista que inicia sua turnê mundial pela capital paranaense?. Depois daqui a mostra segue para o Uruguai.

Com 79 anos, o mestre da imagética que reside em Munique tem como foco o retrato. Passaram pela sua lente políticos, filósofos, escritores e gente do povo. A sociedade alemã é registrada por ele com sensibilidade e técnica apurada. Açougueiros, cozinheiros, garis, trabalhadores da indústria formam o recorte dos cerca de 20 mil trabalhos originais que formam o seu acervo. Em Curitiba serão exibidos 45 painéis
Artistas consagrados, novos artistas, técnicas variadas, cores, pb, obras concretas e abstratas são as opções da agenda 2007/2008 que acaba de ser organizada pelos coordenadores do Espaço Cultural BRDE/ Palacete dos Leões. Das quase 30 propostas apresentadas foram selecionados 12 projetos. O resultado é um variado painel de 300 obras de 34 autores, em exibições individuais e coletivas. Considerado pelos artistas como um espaço nobre, o casarão da João Gualberto, por si só é uma obra de arte. Construído em1 1902, o espaço é tombado pelo patrimônio histórico e é testemunho do ciclo da erva mate, os dos períodos mais prósperos da economia paranaense.

Variedade de Conceitos

A arte está ao alcance de todos e passa despercebida nas ruas da cidade, isto é o que os artistas do Projeto MURO, sob a responsabilidade de Pierre Lapalu, pretendem revelar. As gravuras em ?lambe-lambes? mostram que as placas e cartazes de rua são um exemplo da produção contemporânea. Em contraponto, a exposição ?Construções? de Gabriel de Barros é uma reação do artista frente à saturação visual de espaço urbano.

Essa diferença que cada pessoa têm ao perceber a realidade é explícita em ?Situações Contemporâneas?. As pinturas das artistas: Mirna de Oliveira, Cláudia de Lara e Sandra Bonet significam as diversas maneiras das artistas absorverem e expressarem as mesmas situações do cotidiano.

Para o fotógrafo Humberto Michaltchuk, que exibirá ?Retratos?, o retrato é um dos poucos instantes em que os olhares se encontram em meio à velocidade das grandes cidades ou no distanciamento do interior. Já a intenção implícita na fotografia do artista Akiko Mileo, em ?Recordações?, é a de mostrar a origem familiar, os pais, a família e a importância dos valores religiosos na sua formação.

As pinturas e colagens de Gládis do Espírito Santo em ?Lares Queridos?, também recuperam as contribuições que a família tem na construção do ser. Ela reconstrói as lembranças físicas e imateriais do lar, da relação com os familiares, do afeto e recordações positivas vivenciadas nos ?lares? da infância.

A pinturas de ?Sob a Pele? e ?Antes do Movimento?, dos artistas Eduardo Calegari e Adriana Brzezinka, respectivamente, revelam com olhares distintos os sentimentos humanos. O primeiro pretende mostrar os conflitos e a sensações que temos sob a nossa pele, pelas formas dos componentes internos do corpo. Por sua vez, Adriana revela o momento que precede o gesto humano e até onde o homem influencia e é influenciado pelo seu meio.

A exposição coletiva do Grupo de Arte Sala Profunda: ?Fluxo de Gravação? prepõem-se a discutir a linguagem da gravura e da imagem em diversos suportes. Já ?Sonhos Lúcidos? de Everly Giller é um questionamento da figura da árvore, da individualidade, dos valores humanos e simbologias – suas pinturas são imagens do inconsciente. O Espaço Cultural BRDE ainda abrirá espaço para Dário Souza, natural de Paranaguá autor de esculturas e objetos, de madeira e metais com forte colorido em tinta acrílica.

Relação de projetos aprovados para 2007/2008
Stefan Moses ? turnê mundial do fotógrafo alemão. Parceria com Instituto Goethe
Fluxo de Gravação – Coletiva com curadoria de Izabella Zanchi
Construções – Gabriel de Barros – pinturas sobre tela e papel
Recordações – Fotos de Akiko Mileo Situações Contemporâneas – pinturas de Mirna de Oliveira, Cláudia de Lara e Sandra Bonet
Esculturas e Objetos de Dário de Souza –
Lares Queridos – instalação de Gládis do Espírito Santo Retratos – fotos de Humberto Michaltchuk .
Antes do Movimento – pinturas de Adriana da Costa Brzezinska
Projeto MURO – representações do caos encontrado nos muros urbanos.
Sonhos Lúcidos – pinturas de Everly Giller
Sob a Pele – pinturas de Eduardo Calegari

Espaço Cultural BRDE/ Assessoria de Comunicação
Avenida João Gualberto, 530
Fone:3219-8186

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo