Brasília – O ministro da Defesa, Waldir Pires, afirmou que o controle do espaço aéreo é sem dúvidas uma responsabilidade da Aeronáutica. Porém, o controle de pousos e decolagens em aeroportos comerciais não precisa ser feito exclusivamente pela Força Aérea Brasileira, acredita. ?O controle que é da Aeronáutica é o controle do espaço aéreo, esse é pacífico?.
?A idéia do controle do espaço aéreo é uma idéia da soberania nacional, ela incumbe a Força Aérea Brasileira, não tem nada a ver com a aviação civil?, afirma.
O ministro participou na manhã desta quinta-feira (1º) da posse do comandante da Aeronática, almirante Julio Soares de Moura Neto. Ontem tomou posse o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito que ao comentar os problemas de controle do espaço aéreo brasileiro afirmou que os militares não pedem exclusividade para esse trabalho.
?O comando da Aeronáutica não pleiteia que a atividade de controle do espaço aéreo seja de sua exclusividade, mas não podemos fugir a nossa responsabilidade de manter a soberania nacional em um patamar condizente com a importância do Brasil", afirmou Saito. Ele destacou, porém, que qualquer modificação na gestão do controle do espaço aéreo brasileiro precisa ser "fruto de uma criteriosa análise técnica, financeira e operacional".