O sonho de disputar o Pan do Rio está muito perto de se tornar realidade para Karina Lakerbai. Aos 18 anos, a esgrimista russa acaba de se naturalizar brasileira para disputar sua primeira competição internacional
?Minha naturalização saiu ontem (segunda-feira). Tenho muita vontade de disputar o Pan?, diz a líder do ranking brasileiro, que disputa com a arma sabre
Karina começou a jogar aos 13 anos. ?Vim para o Brasil em 1995, com seis anos. Comecei a disputar porque meu pai dava aula na Federação Paulista. Depois ele abriu a Academia Paulista de Esgrima.?
O pai da atleta, Alkhas, foi atleta juvenil da equipe da União Soviética até 1980 e hoje é o técnico da Seleção Brasileira. ?Na família somos só nós que fazemos este esporte. Enquanto eu tiver preparo físico vou continuar jogando.
Karina não conhece as adversárias que enfrentará caso se classifique para o Pan. ?Não sabemos das seletivas ainda. Nunca disputei uma competição internacional, mas sei que as meninas dos Estados Unidos são as mais fortes. Meu pai viaja pelo mundo e traz algumas fitas para eu ver.
A maior preocupação da esgrimista são os atrasos nas obras do Pan. ?Se eles não arrumarem a parte estrutural pesada logo, poderemos ter problemas nos ginásios. No Pan de 2003, em Santo Domingo, vários atletas passaram mal?, diz Karina, amiga de esgrimistas que estiveram na competição.