Uma grande variedade de animais e castelos exóticos esculpidos na areia puderam ser observados neste sábado (13), em Shangrilá. Trata-se do resultado da oficina de escultura em areia oferecida pelo Fera Verão, projeto que se une às ações integradas de governo que formam o Viva o Verão. O Fera Verão, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, ocorre até dia 11 de fevereiro em quatro pontos fixos e, de forma itinerante, em vários balneários e ilhas do litoral paranaense.
Com apenas um pedaço de madeira e um pouco d?água, os participantes da oficina aprendem técnicas para dar diversas formas à areia. ?Como trabalhamos a ecologia e a natureza, as esculturas são voltadas ao tema. Então é fácil encontrarmos peixes, golfinhos, cavalos marinhos e tartarugas?, conta Gilmar Knaak, responsável pelas aulas. ?Além da consciência ecológica, este trabalho desenvolve a cultura e a coordenação motora?, explica.
De acordo com Knaak, as técnicas aprendidas pelas crianças e adolescentes podem ser utilizadas em qualquer lugar. ?Depois da oficina, os castelinhos de areia da praia vão ficar bem mais interessantes?, brinca. Para Cristina Carlotto, professora que reside no município de Paulo Frontim, a programação no litoral nesta temporada está muito interessante. ?É uma recreação positiva e proveitosa, pois tira as crianças do sol e ensina. Até nas férias estão aprendendo?, ressalta.
?Há cinco anos freqüento Shangrilá e pela primeira vez vejo uma programação tão rica culturalmente?, analisa Cristina, que trouxe sua filha, Iasmim Carlotto, de seis anos, para participar. Iasmim conta que é a primeira vez que participa de uma oficina de escultura em areia. ?Está bem legal aprender escultura. Sempre faço castelinhos e agora estou aprendendo a fazer outras coisas?, diz a menina.