Em 30 anos de funcionamento no Paraná, a Escola Prática Educativa de Trânsito o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já distribuiu as ?Carteirinhas de Habilitação de Pedestre? à mais de 1,3 milhão de alunos paranaenses.
A Escola de Trânsito Professor Pedro Krammer Diotalevi, em funcionamento na capital, foi a primeira a ser fundada, ainda em julho de 1975, completando neste ano três décadas de existência. Em seguida, foram abertas escolas em Cascavel (1989), Pato Branco (1992), Maringá (1994), Francisco Beltrão (1996), Ponta Grossa (1997) e Londrina (2000).
O projeto, segundo o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, é pioneiro no país. ?Escolas fundadas em outros Estados utilizaram o modelo da Escola de Trânsito paranaense como base para seus trabalhos?, afirma.
O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, lembra que além das crianças da quarta série do ensino fundamental, a instituição possui projetos que visam a educação no trânsito para comunidades indígenas, terceira idade, crianças portadoras de necessidades educacionais especiais e em idade pré-escolar.
Aprendendo
O principal dos programas em andamento na Escola de Trânsito é o ?Aprendendo e.Vivendo!?, que só em Curitiba e na Região Metropolitana atende 420 escolas públicas e particulares anualmente. ?O cronograma é montado no início de cada ano e funciona durante o calendário escolar?, informa a diretora da unidade curitibana, Maria Lúcia Kutianski.
De acordo com Lúcia, as crianças acabam se envolvendo em boa parte dos acidentes ocorridos, andando sozinhas nas ruas, sem a orientação devida. ?O trabalho da Escola já é responsável por uma diminuição considerável dessa estatística?, revela. ?E a nossa intenção é formar uma rede com as escolas e a sociedade, o que ampliará ainda mais o alcance do nosso programa?, completa.
A metodologia do projeto é bastante simples e está de acordo com as Políticas Nacionais de Trânsito, de acordo com Lúcia. ?Os educandos utilizam recursos visuais e dramatizações durante as aulas?, explica. ?As aulas teóricas são em um auditório e as práticas em nossa mini-malha viária, que possui pequenas ruas e rodovias, com sinalização vertical (placas), horizontal (faixas) e semáforos. Elas se divertem enquanto aprendem?, acrescenta.
Público
Os idosos, as crianças portadoras de necessidades especiais e alunos em idade pré-escolar também precisam de atenção e cuidado quando o assunto é trânsito. Por isso, principalmente durante as Semanas Nacionais de Trânsito, as Escolas Práticas oferecem uma programação especial para este público.
De acordo com informações da equipe da Escola, para cada um desses grupos são elaboradas diferentes atividades, enfocando, especificamente as suas principais carências e causas de insegurança nas ruas, como atenção, agilidade e motivação.
Lembrança
A prova de que as lições aprendidas na Escola de Trânsito ficam para toda a vida está em um estudo encomendado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) no ano passado. De acordo com o órgão, grande parte dos entrevistados tinha recordação de sua passagem pela Escola do DER.
É bastante comum, segundo Lúcia, que os professores que acompanham seus alunos nas atividades, lembrem das suas visitas à Escola de Trânsito quando estavam na quarta série.
?Outro comentário que ouvimos bastante dos professores é que os próprios alunos, depois que deixam as nossas atividades, chamem a atenção dos pais e dos próprios colegas sobre o comportamento correto nas ruas?, finaliza.