O Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar) depositou, nesta quarta-feira, a terceira parcela do Programa Escola Cidadã, no valor exato de R$ 633.937,50. Com mais esse repasse, as 1.444 escolas estaduais integrantes do Programa Estadual de Alimentação Escolar e atendidas pelo Programa receberam neste ano um investimento em saúde da população escolar no valor total de R$ 1,8 milhão.
Esta é uma verba carimbada, diz o chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação, Manoel José Vicente, pois é destinada, exclusivamente, para a compra de gêneros in natura para a merenda escolar. Ela beneficia diretamente 924 mil alunos atendidos pelo Programa.
A alimentação escolar é enriquecida com nutrientes indispensáveis e adequada ao crescimento e desenvolvimento (principalmente vitaminas e sais minerais), ?além de suprir as necessidades dos alunos, reforça os hábitos alimentares saudáveis com as aquisições de hortaliças e frutas?, completa a nutricionista chefe da Fundepar, Marcia Stolarski.
Com mais esse repasse, o Programa Escola Cidadã cumpre os objetivos que visam contribuir para a eficácia do processo ensino-aprendizagem, incrementar a economia local, pois as escolas compram os gêneros dos pequenos produtores. Também incentiva a implantação de hortas escolares com técnicas de agroecologia, estimulalando-as no Estado, contribui para a redução das taxas de evasão escolar e repetências nos municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano, IDH
A meta do Programa é tornar o Paraná referência na distribuição de merenda agroecológica e promover com melhor qualidade o desenvolvimento escolar e regional.