Escolas públicas vão receber merenda orgânica

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Luiz Eduardo Cheida disse nesta quarta-feira (08) em Guarapuava que o governador Roberto Requião deverá assinar nos próximos dias o decreto de criação do Programa Merenda Escolar Orgânica. Com a assinatura do decreto, o programa começa a ser implantado no mês de agosto.

A declaração foi feita durante a abertura do I Seminário Regional do Meio Ambiente Saneamento e Qualidade de Vida que está sendo realizado na Universidade do Centro Oeste (Unicentro), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente .

O secretário enfatizou a importância da redução no consumo de agrotóxicos para melhoria da qualidade de vida da população e proteção do meio ambiente. ?Todos sabem que os recursos naturais são esgotáveis. Garantindo a proteção e o equilíbrio do solo, água, clima, ou seja, do meio ambiente, com certeza estaremos garantindo uma produção de qualidade para o presente e para o futuro?, disse Cheida.

O Programa Merenda Escolar Orgânica foi idealizado por Cheida e será desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação, Agricultura e Abastecimento, Ciência e Tecnologia, Emprego e Promoção Social e Saúde. ?Quarenta mil toneladas de agrotóxicos são despejadas todos os anos no solo do Paraná. Com base nestes dados, foi criada esta iniciativa?, acrescentou Cheida.

A idéia é incluir produtos orgânicos na merenda de escolas da rede estadual de educação de quinta a 8° série, através da Fundepar. Inicialmente o Programa deverá ser implantado em 66 municípios de regiões distintas onde há produção orgânica e onde há técnicos da Emater especializados em agroecologia.

Cerca de 4.122 produtores serão inseridos na comercialização de produtos orgânicos para 463 escolas. ?O Merenda Escolar Orgânica vai atender 184 mil alunos e envolve quase dez mil e 780 merendeiras?, enumerou o secretário.

O programa foi idealizado para reduzir o uso de agrotóxicos nas lavouras do Estado, potencializar um novo mercado de produtos orgânicos compatível com a agricultura familiar e estimular novos hábitos na alimentação escolar.

As instituições envolvidas terão uma reunião com o governador para composição do decreto e ainda assinarão uma resolução conjunta que envolve o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e, de forma inédita, a Jornada de Agroecologia. A entidade representa todas as Associações de Produtores Orgânicos do Estado.

Unicentro

Após a abertura do Seminário sobre Saneamento Rural, o secretário Cheida visitou as novas instalações da Unidade de Pesquisa em Bovinocultura de Corte da Unicentro, recém-inauguradas.

As instalações foram totalmente construídas com madeira apreendida em operações de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Foram 180 metros cúbicos de imbuia e 53 metros cúbicos de araucária retirados de forma ilegal da Serra da Boa Esperança, Área de Preservação Ambiental (APA) localizada na região de Guarapuava.

A madeira foi doada para a Universidade e possibilitou a construção de abrigo para 56 animais (baias) e cercas para todo o entorno do hospital veterinário. A Unidade proporciona o treinamento de 460 universitários dos cursos de veterinária e agronomia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo