Pais, alunos e funcionários da rede municipal de ensino participam, neste sábado (23), da eleição dos novos diretores e vice-diretores em 134 escolas municipais. Estão de fora apenas as 21 escolas municipalizadas em 2002 e a escola Álvaro Borges, inaugurada neste ano, onde ainda não terminou o prazo de gestão das atuais diretorias, que é de dois anos.
De acordo com o secretário municipal da Educação, Paulo Afonso Schmidt, esse é um processo democrático que precisa do apoio de toda a comunidade. ?Os pais, mães ou responsáveis pelos alunos não podem deixar de votar, já que esse processo permite que eles possam escolher as pessoas que irão dirigir, nos próximos três anos, as escolas onde seus filhos estudam.?
Com esta eleição, a comunidade escolhe, automaticamente, o presidente e o vice-presidente do Conselho de Escola ? cargos ocupados pelo diretor e vice-diretor da unidade escolar. É através do diretor que o Conselho coloca em ação todas as decisões tomadas pela comunidade escolar, formada pelos pais, alunos, profissionais da educação, funcionários e instituições.
Em cada escola há duas urnas para votação. Na urna da escola votam os integrantes do Quadro do Magistério, inclusive os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os servidores municipais. Na urna da comunidade votarão pais, mães ou responsáveis pelos alunos menores de 16 anos matriculados na escola. Os alunos maiores de 16 anos também votam.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna