Curitiba tem o melhor desempenho entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (26) que a cidade obteve índice de 4,7 na avaliação entre alunos da primeira fase do ensino fundamental (1ª a 4ª série). É o maior índice entre todas as capitais do País. O índice de Curitiba ficou acima da média nacional de 3,8.

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Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para promover a melhoria na qualidade das escolas públicas do país, o novo índice combina desempenhos obtidos pelos alunos na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e foi obtido a partir da avaliação feita em 2005.

"Os índices comprovam mais uma vez os resultados do amplo investimento e das ações que estamos colocando em prática ao longo dos últimos anos. Educação é tratada como prioridade nesta administração", diz o prefeito Beto Richa.

Somente no ano passado, a Prefeitura de Curitiba investiu 27,03% na área da educação. O valor superou os 25% determinados pela Constituição federal. "Foram 27 milhões para construção de novas escolas e creches, contratação e capacitação de novos profissionais da educação, aquisição de materiais didáticos e equipamentos modernos para as unidades de ensino e implantação de programas e projetos na área", afirma Richa.

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Na avaliação entre os alunos da segunda fase das escolas municipais (5ª a 8ª série), Curitiba também teve o melhor desempenho entre as capitais brasileiras, com índice de 4,2. A média nacional para a segunda fase é de 3,5.

Está não é a primeira vez que a capital paranaense se destaca em educação. No ano passado, Curitiba obteve o melhor desempenho entre as capitais brasileiras na Prova Brasil, maior avaliação de desempenho de alunos da rede pública feita no país pelo Inep. Os resultados da Prova Brasil demonstraram que os alunos de 4ª e 8ª séries da rede municipal de ensino de Curitiba obtiveram, entre os estudantes de capitais, a melhor colocação na prova de Matemática e o segundo lugar na de Língua Portuguesa, depois de Campo Grande (MT).

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"A expectativa é que Curitiba apresente desempenhos ainda melhores nas próximas avaliações", diz a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet. Como avanços na área, Eleonora aponta a elaboração dos cadernos pedagógicos que estão sendo distribuídos nas escolas, a renovação dos laboratórios de informática, a criação da rede municipal de bibliotecas escolares, a implantação do Conselho Municipal de Educação e do Sistema Municipal de Ensino e o Seminário de Avaliação da Aprendizagem na Rede Municipal de Ensino.

O seminário, que teve início na última quarta-feira (25) e terminará nesta sexta-feira (27), reúne 500 pedagogos da rede municipal de ensino numa discussão sobre questões da avaliação dos estudantes da segunda etapa do ciclo um (equivalente a segunda série).

"Nossa meta, a partir deste seminário, é melhorar a qualidade e os resultados do ensino desde os processos iniciais de alfabetização. É com isso que efetivaremos a erradicação do analfabetismo, especialmente o funcional", disse a secretária Eleonora Bonato Fruet.