A escritora e produtora cultural, Nara Fontoura, uma das sócias da Gramofone Produtora Cultural, doou nesta semana 180 exemplares de sua última produção, a coleção Jogo de Palavras, para as 167 escolas municipais de Curitiba e Faróis do Saber.
Produzida por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura , a coleção é formada por quatro livros e um cd que apresentam ao leitor brincadeiras que unem sons e letras como as parlendas, trava-línguas e adivinhas.
O cd que acompanha os livros contém quatro histórias interpretadas por um elenco formado por atores adultos e mirins, brincadeiras faladas e diferentes canções que abordam os assuntos descritos nos livros.
"Fazer com que minha produção chegue a pessoas com menor poder aquisitivo é uma forma de retribuir para a sociedade o apoio que recebo pela Lei Municipal de Incentivo Cultural", disse Nara Fontoura.
A lei de incentivo determina que 10% da produção artística, produzida a partir do apoio do município, seja oferecido à cidade, como forma de contrapartida social. Quando a produção é literária, por exemplo, exemplares são doados para as bibliotecas da Prefeitura. A doação feita por Nara Fontoura aos equipamentos educacionais vai além do repasse obrigatório.
Datas Especiais
Esta é a terceira vez, neste ano, que a autora doa parte de sua obra para a Secretaria Municipal da Educação.
Nos dois primeiros repasses as unidades receberam exemplares das obras "Datas Especiais" – composta por livro e cd que apresentam datas do calendário, ilustradas com as principais ocasiões, comentários, poesias, pensamentos, e o livro "Como Diz o Ditado", que apresenta mais de sete mil ditados brasileiros incluindo um estudo teórico sobre as terminologias, classificação e aspectos históricos dos provérbios.
Para a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, gestos como os da autora curitibana têm contribuído para manter as bibliotecas públicas da cidade, abastecidas de lançamentos e materiais de apoio para as atividades em sala de aula. "Esta é mais uma importante colaboração, vinda de uma artista local preocupada em contribuir com a formação cultural e educacional dos alunos que freqüentam as escolas do município", disse.
Cerca de 6 mil livros, apostilas, revistas e catálogos de arte foram doados por pessoas físicas e jurídicas para a gerência dos Faróis do Saber, desde o início deste ano. Além deste material, muitas pessoas fizeram doações de livros diretamente as unidades.