Trinta e cinco agentes penitenciários começaram nesta segunda-feira (17), a especialização oferecida pela Escola Penitenciária do Paraná, da Secretaria da Justiça e da Cidadania. Eles fazem parte de uma das cinco turmas que totalizam os 175 agentes que participam do curso. ?Parabenizo a todos os agentes pelo interesse em se reciclar para o trabalho no Sistema Penitenciário, utilizando a oportunidade oferecida pelo Estado para seus servidores se capacitarem, para melhorar o desempenho de sua funções?, declarou o secretário da Justiça, desembargador Jair Ramos Braga, ao visitar os alunos em curso.

continua após a publicidade

Segundo a diretora da Escola, Lúcia Gebran Beduschi, o principal objetivo do curso, elaborado com recursos do Ministério da Justiça, é atualizar o agente penitenciário e torná-lo cada vez mais apto para seu trabalho. ?Todos foram submetidos a teste seletivo, para participar do curso?, informou Lúcia. As provas exigiam conhecimentos gerais e de administração penitenciária, entre outros requisitos. ?Pela carga horária e conteúdo a ser ministrado no curso, a equivalência é de pós-graduação?, completou a diretora.

Fazem parte do conteúdo do curso, com duração de 244 horas, matérias como Relacionamento Interpessoal, Ética, Direitos Humanos, Prisionização, Vigilância, Custódia e Segurança Penitenciária e Lei de Execuções Penais. Participam como convidados membros do Depen Nacional, assessoria jurídica e direção da Secretaria da Justiça, advogados e especialistas do setor prisional.

continua após a publicidade