O prêmio é concedido todos os anos para uma escola selecionada em cada uma das 27 unidades da Federação, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Fundação Roberto Marinho.
A seleção é realizada mediante o atendimento dos requisitos exigidos para o Prêmio Consed, em cinco dimensões de gestão:resultados educacionais, participativa, pedagógica, de pessoas e de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros.
A primeira etapa da avaliação é feita por uma comissão intraescolar. Em seguida passa por uma comissão da Secretaria da Educação e só então é encaminhada para o Consed. Segundo a diretora, Antonia Maria Dezan Lobato, o prêmio deste ano é de R$ 2 mil, um kit tecnologia oferecido pela Fundação Roberto Marinho, e uma viagem de estudos para cada um dos diretores das instituições premiadas para os Estados Unidos (Washington), com data para 25 deste mês.
Durante a viagem, os diretores participarão de cursos intensivos, referentes à outras instituições, tendo também o objetivo de alargar horizontes culturais em relação à visão educacional e global.
Para a diretora Antonia Dezan, entre os diferenciais que levaram sua escola à premiação está o fato de contar intensivamente com a participação de toda a comunidade escolar. ?Nosso destaque é a participação coletiva. Só crescemos porque soubemos aproveitar os talentos individuais de cada um?. A diretora conta que nos eventos organizados com a comunidade ?até os avós das crianças aparecem para ensinar brincadeiras e contar histórias. Além disso, temos ciclos de literatura para a motivação de todos?, completa.