A Escola de Saúde Pública do Paraná, da Secretaria estadual da Saúde, em convênio com o Ministério da Saúde e a Escola Nacional de Saúde Pública, inicia nesta sexta-feira (17) em Curitiba três cursos de especialização: Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Regulação e Auditoria em Sistemas de Saúde e Vigilância à Saúde. A aula inaugural será proferida pelo secretário da Gestão Participativa do Ministério da Saúde, José Luiz Riani Costa, que falará sobre ?Novas Políticas do Ministério da Saúde?.

continua após a publicidade

Cada curso terá quarenta vagas, com exceção de Vigilância à Saúde, que terá duas turmas de quarenta alunos, uma em Curitiba e outra em Cascavel. No total, os três cursos oferecerão 160 vagas. ?A intenção do Governo do Estado é aprimorar cada vez mais o nível dos profissionais da saúde e secretários municipais da saúde para que os resultados dos cursos cheguem até os usuários em todas as regiões do Paraná, melhorando a qualidade de vida da população?, afirmou o secretário Cláudio Xavier.

O objetivo do curso de especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, com carga horária de 416 horas/aula, é proporcionar aos profissionais de saúde conhecimento e aperfeiçoamento no âmbito da saúde coletiva, gerência e administração, para o desempenho adequado das funções de gestão dos sistemas e serviços de saúde. Destina-se a profissionais do quadro efetivo da Secretaria da Saúde do Paraná e a secretários municipais de saúde.

Já o curso de especialização em Regulação e Auditoria em Sistemas e Serviços de Saúde, com carga horária de 448 horas/aula, vai proporcionar aos profissionais que atuam no sistema municipal e estadual de saúde construir e atualizar os conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de ações de regulação e auditoria, visando a qualidade na prestação de serviços. Destina-se a profissionais do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e a profissionais da rede pública municipal de saúde que atuam na área de auditoria.

continua após a publicidade

O curso de especialização em Vigilância em Saúde, com carga horária de 448 horas/aula, proporcionará conhecimento e aperfeiçoamento aos profissionais para implantar e desenvolver ações e políticas de vigilância em saúde, visando a melhora da qualidade de vida da população paranaense. Destina-se a profissionais do quando efetivo da Secretaria de Estado da Saúde e a profissionais da rede pública municipal da saúde que atuam na área de vigilância em saúde.

As aulas terão início em agosto de 2006 e o seu término está previsto para setembro de 2007. A carga horária total do curso será de 416 horas/aula. O curso será realizado a cada quinze dias, às sextas-feiras e sábados. Não haverá cobrança de taxa de inscrição, de matrícula nem de mensalidades.

continua após a publicidade