Escola de Londrina representa região Sul em avaliação do Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizou hoje em Londrina o projeto “Indicadores Populares da Educação”, que será desenvolvido em cinco municípios brasileiros. O objetivo é testar instrumentos de avaliação educacional que envolvam toda a comunidade escolar: pais, direção, professores e alunos.

Além da Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira (conjunto habitacional Maria Cecília, região norte), o Unicef selecionou escolas de outros quatro municípios: Rio Branco (AC), São Paulo (SP) Formosa (GO) e Fortaleza (CE), cada uma das cidades representa uma região do país.

Hoje pela manhã, representantes da organização não-governamental Ação Educativa, de São Paulo, testaram os instrumentos de avaliação com alunos e professores da escola da região norte. O projeto é uma parceria entre o Unicef, a ONG Ação Educativa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Outras entidades apoiam a iniciativa, como a Fundação Abrinq e o Conselho de Secretarias Municipais de Educação.

“Londrina tem padrão de excelência em relação às escolas brasileiras. Aqui, a prefeitura mantém na rede escolar projetos interessantes. Queríamos uma cidade que representasse o Sul do país e Londrina foi escolhida”, afirmou Joana Gusmão, representante da ONG Ação Educativa, que está acompanhando a aplicação do teste na cidade. De acordo com os organizadores do processo, cerca de 300 pessoas participaram das discussões de hoje.

O objetivo da avaliação é auxiliar a comunidade a avaliar a qualidade do ensino. O teste avalia o instrumento que deve servir de base para as próximas avaliações educacionais da rede pública de ensino brasileira.

A Escola Municipal Professor Moacyr Teixeira, localizada na região norte de Londrina, atende 746 alunos, da pré-escola à 4.ª série. São 181 alunos matriculados na 1.ª série, 164 na 2.ª série, 151 na 3.ª série e 140 na 4.ª série. Para Eva Maria de Andrade Okawati, assessora de gabinete da secretaria, a escolha dessa escola para a aplicação do teste do Unicef foi motivada pela participação intensa da comunidade nas atividades da instituição.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo