Durante o período de matrícula toda a rede pública estadual de ensino no Paraná se mobiliza e reforça o programa ?Ficha de Comunicação do Aluno Ausente (Fica)?, que acompanha a permanência dos alunos na escola. O programa tem a participação do Ministério Público, Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Municipais de Educação e toda sociedade em geral para que tenham a responsabilidade social de comunicar à escola mais próxima sobre crianças e adolescentes que estejam fora do sistema de ensino.
O ?Fica? foi implantado em outubro deste ano e funciona como uma ficha cadastral, cujo controle de permanência ou evasão inicia na escola. A coordenadora do programa, professora Denise Carvalho Senhor, da Assessoria de Relações Externas e Interinstitucionais da Secretaria, explica que a evasão no Estado, período letivo de 2004, só nos ensinos Fundamental e Médio foi de 83.77 alunos. A esse número somam-se mais 6.140 alunos da rede municipal, resultando num total de 89.914 evadidos.
Conforme levantamento feito pela Assessoria, com base nos dados do Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere), os motivos mais freqüentes da evasão são diversos. Entre eles, ingresso no trabalho e insatisfação pessoal em relação às expectativas com as quais chegam à escola. Para detectar os reais motivos das evasões e corrigir as falhas no sistema de ensino é que atua o Fica, buscando estratégias por meio de ações integradas entre comunidade e escola, fazendo com que o aluno sinta-se integrado ao ambiente escolar.
?Depois do lançamento do programa e um intenso trabalho de preparação que fizemos com as escolas em Faxinal do Céu, sentimos que houve um grande envolvimento da comunidade?, afirma Denise. Ela disse que novos índices referentes à evasões ocorridas neste ano (2005), devem estar disponíveis no início de janeiro, e que os ciclos de preparo das escolas para melhor incluir o aluno já estão sendo organizados para o início do ano letivo.