Foto: Lucimar do Carmo |
Vanessa Lopes Ribeiro. continua após a publicidade |
Duas entidades do Paraná estão entre as finalistas do Prêmio Vivaleitura, um projeto que tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura. Foram selecionados 15 finalistas entre 18.55 inscritos – nas categorias Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade (empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Os vencedores irão receber R$ 25 mil cada.
Na categoria Biblioteca está entre os cinco selecionados o projeto Leia Maripá, do município de Maripá, no oeste paranaense. Já na categoria Leitura nas Escolas, a finalista é a Escola Palmares, de Curitiba, com o trabalho ?Livro falado, uma questão de cidadania?. A professora de Língua Portuguesa da escola, Vanessa Lopes Ribeiro, conta que o projeto começou através de um trabalho com alunos da sétima série, que se dedicavam à leitura de obras brasileiras e peças teatrais.
?Durante a leitura de Baden-Baden, de Bertolt Brecht, surgiu a informação sobre o homem que ajuda o homem. Foi quando começamos a nos questionar sobre como estávamos tratando essa questão na prática?, comentou a professora. A partir desse momento eles foram conhecer o trabalho de leitura de livros para portadores de deficiência visual que é feito na Biblioteca Pública do Paraná. Desde o ano passado até hoje, os alunos já gravaram 38 livros que são disponibilizados para leitores cegos de diversas cidades do Estado. Mesmo depois da atividade na escola ou em casa, muitos alunos continuavam a fazer as gravações de forma voluntária.