A Era Dunga começa efetivamente nesta terça-feira, quando o novo técnico da seleção brasileira fará sua primeira convocação após o fiasco do time na Copa do Mundo da Alemanha. O Brasil tem compromisso comercial da Nike com a Noruega, no dia 16, em Oslo. E sobrou para Dunga formar uma equipe para atender às exigências da CBF. Será o início da reformulação anunciada pelo presidente Ricardo Teixeira, que diz seguir agora o apelo popular.

continua após a publicidade

O treinador comentou que dará prioridade a jogadores que atuam no Brasil ou que estão adiantados em suas atividades na Europa. E isso por um simples motivo: o condicionamento físico. As estrelas do Mundial não serão chamadas. A maior parte retomou os trabalhos em seus clubes no fim da semana, e não se sabe como eles estarão na metade do mês.

Pensando assim, sobra muito pouca gente. Dunga terá de quebrar a cabeça para escolher os 23, ainda mais porque não deverá convocar atletas do São Paulo e do Inter, que estão na Libertadores. Dunga poderá se voltar para o leste europeu, por exemplo, onde há Elano, Vágner Love, Dudu Cearense, Daniel Carvalho. Bons atletas e com perfil para futuras convocações. Espera-se que Dunga convoque um elenco que já tenha um pouco de sua cara, mesmo com todas as dificuldades impostas.

Há ainda outros contratempos de que Dunga tomará ciência em breve, e que podem alterar seus pensamentos. E são todos de ordem administrativa. Pelo contrato entre a CBF e a Nike, que vigora até fim de 2006, a empresa de material esportivo tem o direito sumário de marcar 50 amistosos ao longo de 10 anos. Esse contra a Noruega é um deles.

continua após a publicidade

A CBF informa ainda que o Brasil já tem compromisso dia 10 de outubro, contra a seleção do Kuwait, naquele país do Oriente Médio. Para esse jogo, Dunga já terá todos os atletas que quiser em condições de atuar, pois eles estarão em atividades nos seus clubes. Existe ainda a possibilidade de a seleção enfrentar a Grécia em novembro, mas esse amistoso ainda não foi confirmado pela entidade – embora esteja listado no site da Fifa.