O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko anunciou a criação de grupos de fiscalização volante, que vão visitar grandes indústrias para cobrar o cumprimento da legislação ambiental e solucionar os problemas relacionados à emissão de poluentes.

continua após a publicidade

?Vamos criar equipes de fiscalização volante, que, a qualquer momento, poderão bater à porta das grandes empresas poluidoras, independente da região ou do município em que se encontra. Além disso, o IAP está rediscutindo a sua política interna de fiscalização para coibir cada vez mais a poluição gerada por grandes indústrias?, declarou o presidente do IAP, na quinta-feira (08).

A declaração foi dada após o presidente ter participado de mais uma vistoria à indústria de laminados Arauco ? Placas do Paraná S.A, localizada em Curitiba. A empresa foi autuada em R$ 15 mil, devido à emissão irregular de esgotos sanitários, deficiência do sistema de captação e tratamento de águas fluviais e emissão de partículas de madeira na atmosfera por falta de filtros. O IAP constatou ainda a disposição de matéria-prima a céu aberto em situação potencial de contaminação de recursos hídricos. A vistoria foi feita após denúncias da comunidade do entorno.

Segundo Burko, esse tipo de ação tem se mostrado eficaz porque muda o direcionamento das empresas em relação às condicionantes estabelecidas pela licença de operação emitida pelo IAP. ?A empresa já procurou o instituto para resolver suas irregularidades, buscando orientação para desenvolver uma política ambiental compatível com as exigências da legislação e do órgão ambiental. Não podemos permitir, por exemplo, que em um dia de chuva o rio Belém seja inundado por esgoto e efluentes gerados pela Arauco?, ressaltou o presidente.

continua após a publicidade

De acordo com o auto de infração emitido, a Arauco terá 60 dias para realização da auditoria ambiental compulsória e efetuar as correções necessárias. Todas as recomendações prescritas são de conhecimento da empresa, que através do seu técnico responsável assinou e recebeu cópia da multa.