A Secretaria da Saúde, através do Departamento de Atenção Básica, vai monitorar e avaliar o atendimento dado à população em todo o Estado. Este trabalho faz parte do Projeto de Expansão e Consolidação de Saúde Família ?Proesf, que propõe a institucionalização do acompanhamento da Atenção Básica em todo o Paraná. ?Para melhorar a qualidade de vida da população paranaense, a saúde dos 399 municípios deve estar funcionando de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde: universalidade, integralidade e eqüidade?, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.
Inicialmente, o programa de avaliação e monitoramento vai analisar o Programa Saúde da Família (PSF) nos 302 municípios que aderiram ao plano de incentivo do Estado instituído em 2004. Este plano de incentivo foi criado para contribuir com o fortalecimento e a ampliação da Estratégia Saúde da Família e, conseqüentemente, com a melhoria da Atenção Básica. Os municípios que assinaram o termo de cumprimento de metas e planos de aplicação recebem, em média, repasse mensal de R$ 800 mil.
A Secretaria organiza cinco oficinas macrorregionais para preparar equipes regionais para o processo de avaliação do impacto do incentivo estadual ao PSF e para o acompanhamento do programa. ?É um processo de reflexão dos gestores municipal e estadual sobre o trabalho da Saúde da Família em cada município?, explicou a coordenadora estadual de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica, Joseli Maria Araújo. ?Além de verificar o impacto, queremos melhorar os indicadores de saúde?, afirmou, acrescentando que a qualidade da Atenção Básica vai fortalecer o SUS.
Já estão marcadas oficinas em Curitiba, Cascavel, Cianorte, Londrina e Ponta Grossa. Até a metade do mês de julho, estarão montadas equipes aptas para realizar a avaliação em todo o Estado.