A Prefeitura iniciou nesta semana a implantação e manutenção da sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas) no trecho norte da BR 476 (antiga BR 116), entre o Atuba e o cruzamento da BR com a Avenida Marechal Floriano Peixoto.
A Diretran está colocando placas de "pare" e de limite de velocidade, que é de 70 km, no trecho urbano da rodovia que foi delegada pela União ao Município de Curitiba, em abril do ano passado. A maior parte da sinalização horizontal é balizamento, que são as linhas horizontais que separam as faixas de circulação. A Diretran avisa os motoristas que enquanto a pintura estiver sendo feita poderá haver pontos de lentidão no trânsito para a realização dos trabalhos.
O reforço na sinalização, que é emergencial, era necessário para garantir mais segurança aos motoristas que trafegam pela via e também aos pedestres que precisam atravessar a pista. Nas lombadas eletrônicas, o limite de velocidade é de 60km na BR. A sinalização também será reforçada no setor sul, entre o viaduto que fica no cruzamento com a Avenida Marechal Floriano e o Pinheirinho.
Todas estas obras e a sinalização são emergenciais e estão sendo executadas pela Prefeitura até que tenham início as obras que vão transformar a rodovia numa avenida urbana, integrada à cidade.
O início das obras do Eixo Metropolitano de Transporte depende do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), uma vez que uma decisão judicial impediu a conclusão da licitação de execução das obras do setor sul, o primeiro trecho do Eixo que passará por obras. O Banco deve informar a sua decisão em fevereiro. As obras do Programa de Transporte Urbano, onde está inserido o Eixo Metropolitano de Transporte, serão parcialmente financiadas pelo BID.