O X-Force, equipe mundial de peritos em segurança da Internet Security Systems, detectou um novo worm, que está se propaganda agressivamente via email. Conhecido como MyDoom ou Novarg, este worm colhe todos os endereços eletrônicos que encontra no hard drive e faz cópias de si mesmo enviando emails infectados. Ele burla o endereço do remetente do e-mail para confundir os destinatários, bem como a origem do vírus. O MyDoom se espalha como um email atachado que é tanto um arquivo executável (.exe) ou zipado (.zip).
O impacto é uma propagação massiva de emails contaminados com o worm MyDoom, causando uma séria ameaça a algumas redes. Acredita-se que o worm contenha um ?Proxy? que pode permitir ao computador infectado distribuir spam.
A recomendação da Internet Security Systems é no sentido de não se abrir qualquer mensagem com ?assuntos incomuns?, bem como arquivos zipados não esperados.
Mesmo se o email vier de alguém conhecido, não se deve abrir nenhum arquivo com atachados, cuja extensão seja .zip, .scr, .pif ou .exe. O worm costuma chegar, com maior freqüência, como arquivo zipado. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)