Equipamentos usados pelo Corpo de Bombeiros nas mais diversas atividades desenvolvidas na Operação Viva o Verão podem ser vistos a partir desta quarta-feira (10) na Feira de Serviços, coordenada pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, instalada em Guaratuba. Na tenda montada na beira da praia um barco inflável, um quadriciclo, uma cadeira de observação e a nova estrutura usada nos postos de guarda-vidas estão à disposição para que o público possa tirar fotos. ?Além disso vamos distribuir folhetos explicativos sobre os cuidados e pulseirinhas de identificação?, disse o tenente Leonardo Mendes dos Santos.

continua após a publicidade

O barco inflável exposto na Feira de Serviços é utilizado para patrulhamento na água e salvamento de banhistas em dificuldades no mar. Já o quadriciclo é usado para patrulhamento nas areias, principalmente nos balneários onde a distância entre os postos de guarda-vidas é maior. A nova estrutura de barraca usada nos postos está sendo testada nesta temporada em substituição ao guarda-sol usado pelos guarda-vidas. E a cadeira de observação deixa o guarda-vidas num plano mais elevado que os banhistas, facilitando a visualização da praia. ?São materiais que fazem parte do nosso dia-a-dia na areia?, disse Leonardo.

Salvamentos

Desde o início da Operação Viva o Verão, no dia 20 de dezembro, até o dia 10 de janeiro, os guarda-vidas realizaram 594 salvamentos. Em toda a extensão de praias há postos dos bombeiros, num total de 94 em 70 quilômetros de praias. Das 8h até as 20 horas os profissionais orientam banhistas para que eles aproveitem o mar sem ter problemas. ?Pedimos sempre que os veranistas entrem no mar próximo aos postos para que, em caso de dificuldades, os bombeiros possam prestar socorro?, explicou o tenente. No litoral o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone de emergência 193.

continua após a publicidade

No estante do Corpo de Bombeiros na Feira de Serviços, que funciona diariamente das 14h às 21h, também serão distribuídos folhetos com dicas de segurança que devem ser observadas pelos banhistas antes, durante e depois do banho de mar. Entre as recomendações estão: não substituir a falta de habilidade na água por objetos flutuantes, como as bóias; cuidar com o excesso de comida e bebida antes de entrar no mar e não ficar na praia nos dias de chuva com trovoadas. ?São dicas simples, mas muito importantes e que não devem ser negligenciadas?, disse o tenente. Os guarda-vidas ainda vão distribuir pulseirinhas de identificação para as crianças.