?Iremos às ultimas conseqüências, é claro, dentro da legalidade, dentro da Constituição, para que as pessoas envolvidas sejam punidas em todos os níveis: financeiro, penal e administrativo?, afirmou Patrus, ao participar, no Palácio do Planalto, da cerimônia de instalação do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção. O conselho terá a atribuição de sugerir medidas de aperfeiçoamento dos métodos de controle e transparência na administração pública para evitar corrupção e impunidade.
Patrus anunciou que o governo vai fazer parceria com os Ministérios Público Federal e Estaduais para que os promotores de Justiça ajudem a fiscalizar as exigências legais do Bolsa Família. Também nos próximos dias, o Ministério do Desenvolvimento Social firmará convênio de cooperação com o Ministério da Saúde para que todos os agentes de saúde fiscalizem o programa.
Sobre a possibilidade de o governo recuperar o dinheiro público destinado ao programa que foi desviado, o ministro disse que depende do que está previsto na lei. ?Me parece que é possível recuperar esse dinheiro. Nós faremos o que estiver ao nosso alcance, mas quem aplica a lei é o Ministério Público?, reiterou Ananias.
Ao falar à imprensa, ele reafirmou a importância da crítica positiva e da liberdade de imprensa para que a sociedade estimule a correção de distorções que, segundo ele, ?existem em qualquer projeto humano”.
continua após a publicidade
continua após a publicidade