Las Vegas é uma espécie de Disneylândia para adultos. Jogos, mulheres, hotéis que imitam Veneza, a Torre Eiffel, as pirâmides do Egito. No meio do deserto, a cidade funciona como uma meca do entretenimento. Durante o Consumer Electronics Show (CES) 2006, que aconteceu no início de janeiro naquela cidade, foi novamente o entretenimento, mais do que anúncios de grandes saltos de inovação tecnológica, que ganhou o primeiro plano. Na feira de 2005, as principais marcas de eletrônicos e da indústria de informática apostaram todas as suas fichas no casamento da TV com o computador. Neste ano, elas mostraram seus primeiros rebentos.
Os PCs para entretenimento, que são manejados apenas por um controle remoto para assistir a filmes, vídeos e televisão, gerenciar fotos, ouvir música e navegar na internet se tornaram realidade. Toshiba, Sony e Dell mostraram computadores que estão prestes a chegar ao mercado norte-americano e estão prontos para funcionar com as TVs de plasma e LCD cada vez maiores apresentadas por Philips, Samsung, LG e Daewoo – a campeã foi uma Panasonic de incríveis 103 polegadas.
Mas esses PCs não têm a menor utilidade se não tiverem um conteúdo à altura. Por isso a Microsoft levou ao palco o cantor Justin Timberlake para falar sobre a parceria de Bill Gates com a MTV americana para criar o URGE, uma central de música gerenciada pelo seu media center. Com o URGE são disponibilizadas milhões de músicas e vídeos combinados com notícias e informações sobre artistas, discos e clipes. Outra novidade é o serviço Vongo, que venderá filmes pela internet e conseguiu uma proeza: seu criador, o canal de TV Starz, fechou parceria com a Sony e a Microsoft (inimigas mortais no mercado de videogames).
Vale lembrar que, ao menos num primeiro momento, nenhum desses serviços estará disponível para os brasileiros – a loja de músicas iTunes, lançada nos EUA há quase três anos, ainda não chegou ao Brasil.
A empresa de Bill Gates também anunciou que o Xbox 360, seu console de videogames de terceira geração, que foi lançado no ano passado apenas com um leitor de DVD, agora terá um leitor de HD-DVD, DVD que tem mais capacidade de armazenamento e comporta filmes gravados em alta-definição.
A Sony, que trabalha nas duas pontas, produzindo equipamentos e conteúdo, anunciou que suas séries de TV e seus filmes estarão disponíveis agora em alta-definição. E mostrou como o PSP (PlayStation portátil) é mais do que um videogame: a empresa promete lançar o PSP Connect, um serviço que vai oferecer download de filmes e programas de TV ao vivo.
Dan Brown, autor de "O Código Da Vinci", foi o convidado para mostrar o Sony Reader, um leitor de e-livros. Disse que o brinquedo é fundamental para as editoras apostarem em livros eletrônicos de autores menos conhecidos, aumentando a oferta de títulos a um custo baixo e sem matar árvores.
A Sony aproveitou para anunciar que disponibilizará seus filmes em alta-definição usando o Blu-ray Disc, que tem mais capacidade de armazenamento que o HD-DVD e rodará no novo PlayStation 3. A principal decepção é que esse novo console ainda não foi mostrado em funcionamento.
Na CES 2006 ficou claro que haverá uma guerra entre o Blu-ray e o HD-DVD, os dois novos padrões de DVD. Universal, Paramount, New Line Cinema e Warner Bros anunciaram que lançarão filmes em HD-DVD, enquanto Sony e 20th Century Fox apostam no Blu-ray, que tem mais capacidade de armazenamento de dados: o equivalente a cerca de nove vezes à de um DVD normal.
É um embate semelhante ao que houve nos anos 80, na época do lançamento do videocassete, quando se tinha, de um lado a tecnologia Betamax e, de outro, o VHS, que acabou vencendo a disputa.
Na feira, a Toshiba mostrou aparelhos de mesa para tocar HD-DVD, que devem chegar ao mercado no primeiro trimestre desse ano, e revelou um protótipo do novo Qosmio, primeiro notebook com gravador de HD-DVD. A Sony também mostrou o Blu-ray, que tem o mesmo prazo para chegar aos consumidores.
Intel lança VIIV
As celebridades voltaram a mostrar a cara no lançamento da plataforma Viiv, da Intel. Viiv é a combinação de um chip ‘dual core’ (com dois núcleos, o que aumenta a capacidade de processamento) com o sistema operacional Windows XP Media Center Edition. Acompanhando a tendência, a AMD, maior rival da Intel, anunciou a plataforma Live!, que é parecida com o Viiv: consiste na associação de um processador Athlon dual core e o Windows Media Center.
A maior novidade do Viiv foi a parceria com uma nova empresa, a ClickStar, que produzirá filmes para serem vistos no sistema. A empresa foi idealizada e posta de pé pelo ator Morgan Freeman, que neste ano já disponibilizará filmes exclusivos para o Viiv e promete oferecer via internet filmes que ainda estão passando nos cinemas.
Em sua palestra, o presidente da Intel, Paul Otellini, anunciou mais três parcerias que visam a transformar o Viiv no canal de entretenimento do futuro. A primeira com o provedor de TV a cabo DirecTV, a segunda com a AOL, que disponibilizará vídeos, música e séries clássicas de TV, como Mulher Maravilha, e com a rede NBC, que transmitirá as Olimpíadas de Inverno para o Viiv.
Mas para nós, brasileiros, esse futuro de diversão digital ainda deve demorar um pouco. Se ainda não conseguimos acordos para que a venda de música online seja minimamente satisfatória no País, costurar acordos com filmes, vídeos e música parece um sonho distante.
