A nova taxa para ligação de esgoto da Sanepar entrou em vigor nesta sexta-feira, com uma redução de 88% no valor cobrado anteriormente. A ligação que custava R$ 121,19 foi para R$ 14,80, e o novo valor pode ser parcelado em até seis vezes. As medidas têm como objetivo ampliar o acesso da população mais carente aos serviços de saneamento básico. “A Sanepar está direcionando sua atuação para a área social, para melhorar a saúde dos paranaenses. Acabou o tempo da busca pelo lucro, em detrimento da função da empresa”, disse Requião.

De acordo com um levantamento feito pela empresa, a redução vai permitir que cerca de 50 mil famílias tenham acesso à rede de esgoto da Sanepar. Esse número corresponde ao total de residências instaladas em locais que já possuem rede, mas que seus moradores deixaram de fazer a ligação devido ao valor da taxa anteriormente cobrada.

“Investimentos como esse garantem melhora na qualidade de vida da população, pois permitem o acesso a um serviço essencial como o de saneamento às famílias que não podiam pagar pelo serviço”, explica o presidente da Sanepar, Stênio Jacob.

A estimativa da companhia é que, nos próximos dois anos, o índice de coleta no Paraná aumente dos atuais 46% para 60%. O maior reflexo da ampliação desses índices no Estado deverá se dar na área da saúde. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), das 753,5 mil internações hospitalares pelo Sistema Único de Saúde (SUS), feitas no Paraná, em 2003, 46,8 mil tiveram como motivo doenças infecciosas e parasitárias. Destas, 61,31% foram causadas diretamente pela falta de saneamento básico.

continua após a publicidade

continua após a publicidade