A Associação de Moradores do Alto Boqueirão, de Curitiba, comemorou no dia 11 de novembro o encerramento do curso de reaproveitamento de alimentos ofertado para 23 entidades sociais, em sua maioria de creches, integrantes do programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar. Foram abordados os cuidados necessários no armazenamento e higiene no preparo da comida, mas o principal objetivo é evitar o desperdício de partes nutritivas dos alimentos entregues pelo programa, como cascas de frutas e talos de verduras, além de proporcionar uma refeição saudável e de baixo custo para as crianças em fase de crescimento.

continua após a publicidade

Cerca de quarenta cozinheiras e auxiliares receberam a qualificação, colocando-a em prática na produção de refeições para duas mil pessoas atendidas pelas instituições. ?Como não é possível chegar a cada família da comunidade é fundamental que elas passem a informação adiante, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos?, diz o gerente do Escritório de Curitiba da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), José Américo Righetto.

A capacitação tem carga horária de 14 horas e deixou satisfeita a cozinheira do Instituto Colméia, Domingas Plácido Santana Biscaia: ?Aprendi a fazer deliciosas receitas, como a maionese sem ovos, suco de banana, usando sua casca, geléia de alface e muitas outras.?

As crianças também gostaram da novidade. ?Elas tem uma alimentação atrativa pelo colorido dos legumes, saborosa e saudável, pela grande quantidade de fibras?, acrescentou uma das técnicas da Emater que ministrou o curso, Claudete Marli Abrão.

continua após a publicidade

O curso foi realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Abastecimento de Curitiba, a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), que fornece às instituições regularmente frutas, verduras e legumes, para a melhoria da alimentação de seus integrantes.

Compra Direta – O programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome é coordenado no Paraná pela SETP, tendo como principal objetivo ajudar o pequeno produtor e fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o governo compra a produção dos pequenos agricultores e a entrega a fundo perdido para instituições sociais, como creches, abrigos, entre outros. Mais informações pelo telefone (41)3883-2500 ou pelo site: www.setp.pr.gov.br.

continua após a publicidade