Comunidades dos municípios de Congoinhas, Ribeirão do Pinhal, Sapopema e Bandeirantes, no Norte Velho do Estado, já estão utilizando os kits para hortas comunitárias e os equipamentos de cozinhas, entregues pelo secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, padre Roque Zimmermann, durante sua participação na Conferência Regional do Trabalho em Cornélio Procópio, no fim de junho.

continua após a publicidade

Com financiamento do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no valor de quase R$ 30 mil, estão em funcionamento no Paraná 88 cozinhas comunitárias e em produção 130 hortas, beneficiando principalmente entidades sociais.

Outro programa administrado pela Secretaria, que libera equipamentos para cozinhas comunitárias e vários empreendimentos em Economia Solidária é o Produsa (Produção Solidária de Alimentos), que mantém atualmente 111 projetos em funcionamento, a maioria panificadoras. A diferença entre as cozinhas financiadas pelo Produsa e pelo Ministério é que as primeiras geram trabalho e renda para as famílias envolvidas, enquanto que as outras atendem famílias e entidades com a produção de alimentos.

Sobre a Conferência Regional do Trabalho, preparatória à Conferência Estadual do Trabalho, marcada para os dias 20 e 21 de julho, em Curitiba, a de Cornélio Procópio foi uma das que contou com o maior número de prefeitos entre as 20 realizadas no Estado. Dos 22 municípios que integram o escritório regional da Secretaria, 10 estiveram representados por seus prefeitos. ?Isso mostra o interesse dos administradores da região em soluções para arrumar emprego, trabalho e renda para os seus munícipes?, elogiou o secretário padre Roque.

continua após a publicidade

Participaram também da conferência em Cornélio Procópio 15 vereadores, secretários municipais, entidades sindicais, chefes regionais dos escritórios do IAP, NRE, Emater e Agricultura, gerentes das agências do Trabalhador e agentes dos postos do Trabalhador, além dos conselheiros do Trabalho, da Assistência Social, Comitê Fome Zero, técnicos da Emater, agricultores, empresários e trabalhadores rurais e urbanos.

Não só em número de participantes ? estiverem presentes mais de 200 pessoas ? , o encontro superou as expetativas também no número de proposições, conforme constatou o chefe do escritório, Fernando Vanuchi Peppes. ?Encaminhamos várias propostas, como foram aprovadas pela plenária, em três áreas: desenvolvimento solidário e sustentável com inclusão social, em relação ao tema principal; transformações do mundo do trabalho e a política pública do trabalho, emprego e renda; e o papel e perfil dos conselhos municipais do Trabalho?.

continua após a publicidade