Anunciado pelos meteorologistas desde o fim da semana passada, o frio chegou com tudo e trouxe até neve ao Paraná. A responsável pela brusca mudança no tempo ocorrida desde a noite de segunda-feira (17) foi uma intensa massa de ar frio vinda do sul continente, que derrubou as temperaturas por onde passou, incluindo cidades paranaenses.
De acordo com o Simepar, cidades das regiões Oeste, Sudoeste, Sul, Centro e dos Campos Gerais registraram temperaturas negativas. Em Palmas, no sul do Estado, nevou por volta das 22h30 de ontem, quando as temperaturas chegaram a 0,1º C e a umidade relativa do ar era de 97%. Nos municípios do Centro-Sul as temperaturas ficaram abaixo de zero. Em Inácio Martins, a mínima nesta terça-feira (18) foi de -4,0 °C e em Pinhão, -3,9 °C.
Em Curitiba, a capital mais fria do Brasil, a temperatura mínima registrada foi de 1º C e até a metade do dia os termômetros marcavam apenas 4º C. Ainda segundo o Instituto, a temperatura não só foi mais baixa na capital devido à presença de uma cobertura de nuvens. Mas a combinação de tempo chuvoso e frio proporcionou alguns momentos de precipitação de chuva congelada na cidade, durante a madrugada e início da manhã.
Pra espantar o frio
Com este tempo gelado, quem precisou sair de casa na manhã desta terça-feira precisou de coragem e de roupa quentinha. “Vesti quatro blusas, mais o cachecol e a jaqueta por cima, e ainda estou com frio. Já temos uma base, mas não esperava tanto frio. Tenho exames para fazer no Centro, vou fazer rapidinho e voltar para casa, para ficar debaixo das cobertas, comendo pipoca e assistindo filme”, contou a empresária Silvana Luíza Pereira, 39 anos.
“Vi as notícias na televisão, imaginava que viria frio, mas não tão bravo assim. Mas já estou acostumado, são tantos anos em Curitiba. Hoje, para esquentar só tomando um belo cafezinho, bem quentinho”, revelou o desempregado Antônio Tavares dos Anjos, 62.
Já para o agricultor César da Rocha, 26, de Contenda, com tanto frio, o dia estava ideal para ficar ao lado do fogão a lenha. “Tá frio hoje, foi difícil sair da cama. Se desse para dormir até mais tarde eu dormiria ou ficaria em casa, esquentando o fogão à lenha. Tem que se agasalhar bem para sair”. Junto com ele, o também agricultor Henrique Moreira, 30, também se assustou com as baixas temperaturas. “Tem que colocar uma roupa a mais e sair, não pode ficar parado, senão esfria mais e não dá coragem”.
O que vem pela frente
De acordo com Simepar o frio persiste pelos próximos dias. Em Curitiba, a quarta-feira (19) deve ter mínima de 0º C e máxima de 12ºC, com previsão de geada. Para quinta (20) permanece a previsão de geada, com temperaturas entre 4º C e 17º C.
Ainda segundo o Instituto, a intensa massa de ar frio e seco (polar) se estabelece sobre todas as regiões do Paraná na quarta-feira. Assim, o frio se intensifica no norte e leste do Estado. Já a condição para geadas fortes é muito favorável desde o oeste, na microrregião de Cascavel, Sudoeste, Sul, Centro e Campos Gerais do Paraná. Na Região Metropolitana de Curitiba e demais setores do Oeste, as geadas devem ser moderadas e fracas na faixa norte.