Os candidatos inscritos no concurso público do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná devem ficar atentos aos prazos previstos no edital para evitar problemas. Já é possível acessar o site da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para comprovar a inscrição, bem como ter acesso aos locais da prova teórica, que será realizada no próximo domingo.
Ao acessar o endereço eletrônico www.nc.ufpr.br, o candidato deve comprovar a inscrição ao imprimir o respectivo formulário e colar nele uma fotografia 3×4, colorida e datada de 2004. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas com a leitura do próprio edital ou no Núcleo de Concursos da UFPR, pelo telefone (41) 266-0909.
O concurso para admissão de soldados para o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná teve 8.185 inscrições confirmadas. Desse total, 7.219 são homens e 966, mulheres. Esta é a primeira vez que um concurso da PM reserva vagas prioritárias para afro-descendentes e que serão admitidas mulheres na corporação. Os candidatos afro-descendentes masculinos somam 990 inscrições e, entre as mulheres negras, foram feitas 106 inscrições. As provas terão 50 questões de conhecimentos gerais.
A concorrência entre os homens ficou em 29 candidatos por vaga e cada vaga feminina será disputada por 53 mulheres. Nas vagas prioritárias para candidatos afro-descendentes são 35 homens e 53 mulheres na disputa por cada uma das vagas. A maioria dos inscritos é do Paraná (95,9%), mas há 154 inscritos do Estado de São Paulo e outros 116 candidatos de Santa Catarina. “Isso demonstra que a nossa polícia é referência em todo o Brasil”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel David Antônio Pancotti. Há ainda inscrições de pessoas do Rio Grande do Sul (22), Rio de Janeiro (12), Mato Grosso do Sul (8), Minas Gerais (10), Distrito Federal (3), Piauí e Goiás (2 de cada Estado) e Sergipe, Pará, Ceará e Bahia (1 inscrição por Estado).