Cerca de seiscentos catadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão reunidos em Curitiba para discutir a papel social e ambiental do lixo. O evento faz parte do Encontro Regional dos Fóruns Estaduais do Lixo e Cidadania da região Sul, e visa fortalecer as iniciativas que existem no setor, bem como, ampliar as ações para atingir um maior número de pessoas.
O Fórum Nacional do Lixo e Cidadania foi criado há quatro anos, e hoje conta com entidades estaduais e municipais em vários estados brasileiros. Entre os principais objetivos do Fórum estão a erradicação do trabalho infantil e a organização das famílias que vivem da coleta de material reciclável, para obterem melhores condições de trabalho e vida.
Entre os resultados obtidos nesse período, a assistente de coordenação da Secretaria Executiva do Fórum Nacional do Lixo e Cidadania, Livia Rachel Lie destaca a retirada de cerca 47 mil crianças dos lixões, que passaram a receber bolsas de estudos oferecidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do governo federal. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)