Começa nessa quarta-feira (3), em Maringá, a segunda etapa do 3.º Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, que vai tratar de planejamento e desenvolvimento regional e municipal, planos plurianuais, indicadores de desenvolvimento, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei de Orçamento Anual.

continua após a publicidade

O encontro será aberto às 19 horas, no Moinho Vermelho, pelo vice-governador e secretário estadual da Agricultura, Orlando Pessuti, e deve reunir mais de 600 pessoas, de 270 municípios, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e dirigentes de autarquias. Os trabalhos técnicos, a serem abertos na quinta-feira (4) pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, se estenderão até sexta-feira (5).

O programa tem o objetivo de capacitar os gestores municipais para a implementação de políticas públicas visando o desenvolvimento sustentável local e regional. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e Planejamento e Coordenação Geral (SEPL), em parceria com o Sebrae/PR, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e o Serviço Social Autônomo Paranacidade.

Inclusão social

continua após a publicidade

Realizado há três anos, o Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos tem a finalidade de, em caráter permanente, estimular e preparar os gestores públicos a atuarem como estrategistas e articulares; a se utilizarem de ferramentas gerenciais, como planejamento estratégico e planos diretores municipais; realizarem ações que promovam a inclusão social, a geração de emprego e renda, a alfabetização e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas.

A terceira versão do programa, que começou no mês de maio em Pinhais, tem como temas centrais os planos diretores municipais e os pequenos negócios, na expectativa de ver implementados planos diretores em 100% dos municípios participantes, contribuir para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) e para a criação, sobrevivência e desenvolvimento de micro e pequenas empresas; além de desenvolver o espírito de liderança, a gestão democrática e a postura de estadista.

continua após a publicidade

Estão previstas mais quatro etapas do programa e uma missão internacional à Espanha e à França, em março de 2006, para observação de experiências municipais.

Palestras

De quinta a sexta-feira, o encontro de Maringá, que será realizado no Araucária Centro de Eventos, reserva para os participantes uma série de palestras sobre planejamento e desenvolvimento regional no Brasil, experiências de desenvolvimento regional, melhoria de performance para a gestão municipal, os planos plurianuais como instrumento de planejamento, os planos plurianuais e a agricultura, os municípios e a questão habitacional, e diretrizes para implantação de planejamento municipal.

Entre os palestrantes estão os secretários do Planejamento, Reinhold Stephanes; da Agricultura, Orlando Pessuti; e da Habitação, Luiz Cláudio Romanelli. Também apresentam palestras a economista e socióloga pernambucana Tânia Bacelar, que durante 30 anos trabalhou na Sudene; a gerente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Alzira Sugae Nishikubo; o consultor de empresas e de desenvolvimento pessoal Maurício de Souza; de Roosevelt Brasil Queiroz, assessor da Secretaria do Planejamento.