Encontro internacional de segurança pública será realizado em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu será a sede, em outubro deste ano, da 5.a Conferência Executiva de Segurança Pública para América do Sul, promovida pela IACP (Associação Internacional de Chefes de Polícia – International Association of Chiefs of Police) em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Paraná. O evento vai contar com palestras, painéis e oficinas ministradas por autoridades renomadas da segurança pública em todo o mundo. Paralelamente ao evento, será realizada a 5.a Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública (Interseg), onde as maiores empresas do mundo, na área da segurança, estarão expondo seus produtos e divulgando aparatos policiais de última geração.

?É uma oportunidade rara para se ter acesso a tudo que existe de mais avançado em tecnologia e técnicas de atuação policial?, afirmou Luiz Fernando Delazari, secretário da Segurança Pública do Paraná e coordenador-geral do evento em Foz do Iguaçu. O privilégio de sediar o evento mais importante na área de segurança foi conquistado em novembro do ano passado, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos. Delazari representou o Estado em disputa com outros países frente ao comitê internacional que escolheria a cidade para onde seria levada a conferência.

?Será uma ótima oportunidade para policiais se reciclarem, para o aprendizado do que de mais moderno está se fazendo no mundo hoje e é claro para a troca de experiências, já que virão profissionais de outros países?, disse o secretário. Ainda de acordo com Delazari o objetivo principal do evento é aprofundar o conhecimento de todos os participantes sobre os processos mais modernos da investigação policial.

Também, o evento vai apresentar avanços tecnológicos de métodos e perícias para a polícia científica e buscar o incremento nas ações do policiamento preventivo e do controle da qualidade do policiamento de maneira geral. ?Além das conferências, que abordarão a tecnicidade dos temas, teremos painéis, com debates entre grupos de profissionais, e oficinas. As oficinas terão o objetivo da qualificação profissional, com atividades sobre assuntos atuais e que possibilitem a sua implementação no dia-a-dia policial?, finalizou o secretário.

Paralelos às atividades oficiais serão promovidos encontros simultâneos para promover a interação entre delegados-gerais das polícias civis de todo o país. Nos mesmos moldes, serão feitos encontros entre os comandantes-gerais das polícias militares, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, das polícias científicas, dos órgãos de proteção ao meio ambiente – como delegacias de Meio Ambiente e batalhões florestais e ainda do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública do Brasil, cujo presidente é o secretário paranaense. ?Os temas abordados respeitarão sempre o interesse de cada instituição com o objetivo maior da troca de experiências. Cada participante apresentará medidas de segurança bem sucedidas em seu Estado?, explicou Delazari.

Temas

De acordo com o coordenador executivo do evento em Foz do Iguaçu, Marcelo Jugend, a comissão organizadora procurou diversificar os temas que serão tratados durante a conferência. ?Nossa principal preocupação é atender ao aperfeiçoamento e atualização dos policiais das mais diversas áreas?, disse.

Entre os temas tratados estarãor cultura do medo, cyber crimes, banco de dados internacional integrado (política antidrogas), novos rumos e tecnologias da investigação, o papel da mídia frente à crise da segurança pública e marketing de segurança pública.
O programa completo pode ser encontrado no site www.iacp.com.br e as inscrições podem ser feitas, no endereço https://metodoeventosrio.locaweb.com.br/metodoeventosrio/iacp/iacp_p.htm

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo