Começou hoje (16), com a presença de 417 participantes, o VII Encontro Estadual de Secretários e Monitores Municipais de Turismo. O tema do evento, ?Destinos Turísticos ? do potencial ao produto?, ?trata de uma etapa fundamental do planejamento operacional do turismo, que vem sendo o grande foco das políticas nacional e estadual do setor?, disse o secretário de Estado do Turismo, Celso Caron, ao recepcionar lideranças municipais e profissionais da área.
O evento, que prossegue até sábado (18) no Centro de Convenções de Curitiba, traz temas relacionados à promoção e comercialização de produtos e roteiros turísticos. De acordo com o secretário, está sendo trabalhado com sucesso no Paraná o Programa de Regionalização do Turismo ? Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo: ?É um modelo de gestão descentralizada, coordenada e integrada, que busca a diversificação da oferta turística, e vem avançando de forma eficiente e segura?.
A solenidade de abertura do evento também contou com a presença do chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Geraldo Peccin, que representou o secretário Airton Pereira; do deputado Rafael Greca; do secretário municipal de Turismo de Curitiba, Luiz de Carvalho; do presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiate; e, representando todos os monitores municipais de turismo presentes, da diretora de Turismo de Cascavel, Mariza Hirt. No período da tarde (às 17 horas) foi lançada a edição 2006 do Calendário de Eventos Turísticos do Paraná.
Objetivos
De acordo com o secretário Celso Caron, o VII Encontro e a II Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, que será aberta oficialmente às 14 horas desta sexta-feira, no Estação Embratel Convention Center e paralelamente ao 12° Salão Profissional de Turismo da ABAV-PR, visam promover um maior envolvimento de lideranças locais e regionais, proporcionar a troca de experiências entre municípios e regiões, apresentar experiências bem sucedidas, divulgar produtos associados ao turismo, e discutir temas que contribuam para o desenvolvimento do setor nos âmbitos municipal, regional e estadual.
Para o representante da Secretaria Nacional de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Geraldo Peccin, ?o Brasil vive um grande momento no turismo?. Segundo ele, o setor avançou muito neste governo com a criação do Ministério do Turismo, que representou ?uma macro-mudança? e também ?com o espaço no mercado internacional conquistado pela Embratur?, definiu Peccin.
O diretor presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiate, considerou a ocasião como um momento de despedida, pois dentro de poucos dias vai se desincompatibilizar do cargo para disputar uma vaga na Câmara Federal: ?Foi uma honra que o governador Requião nos concedeu?, disse ele, lembrando que o turismo é o instrumento para a geração de empregos no interior, especialmente por meio do programa de Regionalização. ?A solução dos problemas brasileiros passa pelo turismo?, concluiu.