Encontro discute potencialidades dos ?Arranjos Produtivos Locais? do Paraná

O Governo do Paraná promove, nesta sexta-feira, um encontro para discutir ações que ampliem a vantagem competitiva das indústrias que atuam em Arranjos Produtivos Locais (APLs), com forte potencial exportador. Participam representantes dos APLs de Apucarana, Arapongas, Cianorte e Maringá, Terra Roxa, Cascavel, União da Vitória e de Francisco Beltrão.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, o apoio à competitividade é fundamental. ?Estamos promovendo a geração de novos empregos e renda, principalmente quando atuamos visando o aumento do valor agregado dos produtos produzidos?, afirma.

A reunião contará com a presença da diretora do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de técnicos da secretaria da Indústria e do Planejamento. Segundo o coordenador estadual de Desenvolvimento Comercial e Industrial, Noé Vieira, ?este encontro entre os coordenadores de APL´s do Paraná, deve definir as ações futuras para o desenvolvimento sustentável dos APLs?, afirma.

Exemplo

Um exemplo da força dos APLs do Estado vem das indústrias de bonés em Apucarana. Juntas, elas respondem por 50% da produção brasileira, rendendo à cidade o título de ?capital nacional do boné?. A produção é de 4 milhões de peças por mês e o faturamento mensal estimado é de R$ 10 milhões, gerando 10 mil empregos nas 200 empresas do setor instaladas na cidade.

Serviço:

Encontro sobre os APLs do Estado.
Local: Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim) ? Chapéu do Pensador ? Rua Lúcio Rasera 649, Bigorrilho, Curitiba. Fone: (41) 3335-1700 ? Alessandro Manfredini ?Assessor de Imprensa.

Pauta do Encontro:

14: 30h ? Apresentação
Contextualização dos APLs no Paraná
Noé Vieira dos Santos ? Coordenador Seim.

14:45h – Politicas do Estado para os APLs Paranaenses
Dr. Virgílio Moreira Filho ? Secretário Seim.

15:00h – Situação Atual dos APLs Paranaenses prioritários pelo GTP/APL
Governança dos APLs

APL de Bonés: Apucarana.
APL de Confecções: Cianorte e Maringá.
APL de Confecçõe e Moda Bebê: Terra Roxa e Cascavel.
APL de Cal e Calcário: Paraná.
APL de Madeiras e Móveis: Arapongas.
APL de Madeiras (Compendados, Portas e Janelas): União da Vitória e Porto União.

16:30h – Políticas do governo Federal para os APLs Prioritários.
Dra. Cândida Cervieri ? Diretora do MDIC.

17:00h – Assuntos Gerais.

17:00h – Encerramento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo