Começa na próxima segunda-feira (30) o curso de capacitação para formação de redes de combate à violência contra crianças e adolescentes,  realizado em Curitiba, pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, em conjunto com a Comissão Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Infantil. O evento reunirá, durante três dias, profissionais que discutirão formas de sensibilizar a sociedade para o problema e a implantação de rede de atendimento para receber vítimas da violência sexual infanto-juvenis.

continua após a publicidade

O curso ?Capacitação em construção e implantação de redes de proteção para enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes? vai ensinar como reconhecer sinais de violência. ?Assim, uma professora ou um vizinho pode perceber que uma criança sofreu agressão e pode denunciar ao órgão responsável. Em outra parte do encontro é mostrado como montar um fluxo de atendimento e implantar uma rede para receber essas crianças?, explica o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Emerson Nerone. ?Essa capacitação é importante não só para os profissionais que trabalham no atendimento às crianças, mas vai servir para mobilizar a sociedade para atuar na defesa dos direitos das crianças?, completa.

Além do Encontro, em Curitiba, que acontece entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, serão realizados eventos do Programa Sentinela nas regiões de Cascavel (7, 8 e 9 de novembro), Londrina (21, 22 e 21 de novembro) e em Guarapuava (de 29 de novembro a 1º de dezembro). O Sentinela é um programa federal de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Ele abrange um conjunto de ações para atender as famílias e vítimas desses crimes. ?O atendimento vai desde a parte de enfermaria, consultas com psicólogos, até orientação jurídica?, detalha Ironi Antezana, responsável pela coordenação estadual do programa no Paraná, onde está implantado em 51 municípios.

?Os encontros fazem parte das ações do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, montado a partir de trabalhos desenvolvidos pela Comissão Estadual Interinstitucional de Enfrentamento a essa violência. No Paraná, o Plano foi aprovado em maio de 2005, e prevê um conjunto de ações governamentais e da sociedade com o objetivo de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes?, explica Ironi.

continua após a publicidade

Serviço:
Evento: Capacitação em Construção e Implantação de Redes de Proteção para Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes
Data: De 30/10 a 01/11 (segunda a quarta-feira)
Hora: 10 h
Local: Hotel Caravelle Palace. Rua Cruz Machado, 282 ? Centro – Curitiba