Encontro debate oportunidades para empresários brasileiros

O representante no Brasil da India Trade Promotion Organization, Vijayiender (ITPO), Vijayiender Kumar, participou nesta quarta-feira (20) do evento ?Por que fazer negócios com a Índia – Aspectos legais e comerciais?, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Centro Internacional de Negócios (CIN), em parceria com a DBA Advocacia & Consultoria Jurídica.

Realizado no Cietep, com a presença de mais de 50 empresários, o encontro foi aberto pelo vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior, Ardisson Naim Akel. O CIN falou sobre o programa Invest Paraná, destinado a informar e auxiliar empresários e investidores interessados em expandir seus negócios e investir no Estado.  David Bessa Alves, representante da DBA Advocacia & Consultoria Jurídica apresentou o painel Planejando a entrada no mercado indiano – Aspectos legais e comercias.

Na sua palestra, Vijayiender Kumar expôs aos empresários os serviços prestados pela ITPO para os países que exportam para o seu país. A Índia Trade organiza e estabelece contatos; agenda reuniões entre exportadores e importadores; organiza promoções em lojas de departamentos; fornece assistência para joint ventures e promoção de investimentos; auxilia empresas a se adequarem às normas técnicas indianas e vice-versa; organiza missões empresariais, seminários e workshops e mobiliza entidades governamentais para formação de parcerias e oportunidades de investimentos.

Em 2005, o Paraná foi o segundo estado brasileiro que mais exportou para a Índia, representando quase 12% do total das exportações brasileiras para aquele País. Os principais produtos exportados foram óleo de soja, açúcar de cana, bombas e injetores de combustível para motor Diesel, álcool etílico, partes de bombas para líquidos, obras de ferro ou aço e fios de seda.

Em setembro, Kumar participou do 1º Encontro Empresarial IBAS, realizado em Brasília, quando assinou acordos em setores estratégicos, como Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Infra-estrutura, Energia, Serviços Bancários e Financiamento, Agroindústria, Transportes e Tecnologia de Informação e Telecomunicações.

Feira Internacional

Ligada ao Ministério do Comércio da Índia, a ITPO é responsável pela promoção comercial das empresas indianas. Kumar destacou a importância da participação do empresariado paranaense na India International Trade Fair (Feira Internacional de Comércio da Índia), segunda maior feira industrial e comercial da Ásia, que este ano será realizada entre os dia 14 e 27 de novembro, em Nova Deli, na Índia.

Com PIB entre 7% e 8% ao ano, a Índia é a segunda economia que mais cresce no mundo, ficando somente atrás da China. Os serviços foram a atividade mais potente, compondo 56% do PIB. A agricultura e a indústria participam com 22% cada um.

O país possui desoneração tarifária constante, em média de 32%, com previsão de queda. Em 2004, a Índia assinou o Acordo de Comércio Preferencial entre Mercosul e Índia, estabelecendo disciplinas de comércio e preferências tarifárias fixas entre as partes (entre 10 e 20% – 100% para alguns produtos).

O acordo contém uma lista de produtos ofertados pelo Mercosul à Índia, com as respectivas margens de preferência, e uma lista com os produtos concedidos pela Índia ao Mercosul com preferência tarifária, totalizando o incentivo a 900 produtos.

A fim de aumentar a competitividade dos produtos indianos nos mercados internacionais, a Índia concede isenção através de Drawback, reembolso do imposto pago na importação de diversos produtos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo