Cerca de quatro mil idosos participaram das atividades dos dois primeiros dias do 5º Encontro Regional da Melhor Idade (EMI), numa promoção do governo do Estado através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção nos Campos Gerais (SETP) e Prefeitura de Ponta Grossa.
O evento tem como objetivo despertar a comunidade para a valorização e o respeito à pessoa idosa, aumentar o conhecimento em relação a seus direitos e orientar para que busquem a longevidade através de hábitos saudáveis de vida.
Além dos idosos, coordenadoras dos grupos da terceira idade, profissionais e lideranças que trabalham com a pessoa idosa em Ponta Grossa e outros municípios da região participam do 5º EMI. ?Ponta Grossa está a um passo de ser reconhecida como a Capital do Respeito ao Idoso?, acredita o idealizar e coordenador do EMI, João Barbiero, chefe regional da SETP nos Campos Gerais.
Palestras
Na terça-feira, cerca de dois mil idosos participaram de diversas palestras sobre os seus direitos no Clube Homens do Trabalho. Na quarta-feira, após culto ecumênico na Catedral Sant?Ana, celebrado pelo bispo Dom Sérgio Artur Braschi, o mesmo número de idosos saiu em caminhada pela avenida Vicente Machado, com o objetivo de despertar a atenção da comunidade para o respeito ao idoso.
Em seguida, os participantes se concentraram no Complexo Ambiental Manoel Ribas, onde tiveram acesso à serviços gratuitos como exames, atividades esportivas, recreativas, oficinas de beleza e a apresentação da Banda do Exército.
Segundo a comissão organizadora, o maior número de idosos deve participar das atividades nesta quinta-feira, no Centro de Eventos, a partir das 13h30, onde sobe ao palco para um grande baile show o cantor Moacyr Franco e Banda, escolhido como favorito em uma pesquisa realizada nos grupos da terceira idade. Caravanas de 15 municípios da região foram confirmadas para o show com entrada franca.