Empresários paranaenses conheceram, nesta sexta-feira (14), as oportunidades de negócios e possibilidades de parcerias com a República Dominicana. As informações foram prestadas pelo cônsul geral do país, Héctor Dionísio Pérez, durante evento organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), no Cietep, em Curitiba.
Encontros com representantes de outros países para prospectar negócios e intercâmbios têm sido realizados com freqüência pelo CIN. No caso da República Dominicana, além de apresentar seu país aos 40 industriais presentes ao evento, Pérez aceitou o convite feito pela Fiep de trazer empresários dominicanos ao Paraná, no início do ano que vem, para rodadas de negócios.
O vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior da Federação, Ardisson Akel, abriu o encontro lembrando as oportunidades abertas pela parceria com a República Dominicana, que tem acesso ao mercado americano livre de cotas e tarifas de exportações.
De acordo com o cônsul geral, a República Dominicana conta com uma moderna infra-estrutura de negócios. O turismo é o setor de excelência, mas o país tem intenções de captar investimentos externos para desenvolver as áreas de energia renovável, elétrica, telecomunicação, equipamentos médicos, agroindústria, vestuário, calçadista e de construção.
Em 2005, o Brasil exportou US$ 331 milhões para a República Dominicana. O Paraná ocupou o quinto lugar neste ranking, respondendo por quase 8% das exportações brasileiras para aquele país. Os principais produtos paranaenses exportados são semi-manufaturados de ferro e aço, sacos de papel ou cartão, madeiras, tratores e automóveis.