Talvez se trate da mais antiga tragédia amorosa da história da humanidade. Arqueólogos desenterraram dois esqueletos do período neolítico envoltos num terno abraço e sepultados nos arredores de Mântua, a apenas 40 quilômetros de Verona, a romântica cidade-cenário da obra-prima "Romeu e Julieta" de William Shakespeare.

continua após a publicidade

Acredita-se que os amantes pré-históricos, sepultados entre 5 mil e 6 mil anos atrás, eram um homem e uma mulher que morreram ainda jovens, já que seus dentes foram encontrados intactos, disse Elena Menotti, a arqueóloga encarregada da escavação.

"Até onde sabemos, trata-se de algo muito especial", afirmou Menotti em entrevista concedida à Associated Press. "Já não há notícias de sepultamentos duplos do período neolítico, muito menos (com os esqueletos) envolvidos num abraço.

O casal foi descoberto na segunda-feira, quando operários trabalhavam na construção de uma fábrica nos arredores de Mântua. Junto do casal, os arqueólogos também encontraram ferramentas de pedra, pontas de flecha e uma faca, disse Menotti. Os especialistas agora analisarão os artefatos e os esqueletos para determinar com mais proximidade quando eles viveram e qual era a idade do casal no momento da morte.

continua após a publicidade