São Paulo (AE) – O primeiro foco de ferrugem asiática em lavoura comercial de soja do ano foi encontrado na semana passada em Primavera do Leste (MT), segundo o serviço de alerta da Embrapa Soja. A pesquisadora Cláudia Godoy disse que o foco foi encontrado por agrônomos da consultoria Céleres em visita à região. A lavoura foi semeada há apenas 25 dias, sobre área de cultivo de sementes de inverno.
"Como houve o cultivo de soja para sementes durante o inverno, o fungo sobreviveu e agora aparece em lavoura comercial", explicou a pesquisadora. A ocorrência da doença em fase tão inicial implicará aumento de custos no combate à praga. "Os produtores da região compraram fungicidas para duas aplicações ao longo do ciclo da soja. Mas quando o fungo aparece ainda no estágio vegetativo da lavoura, é possível que sejam necessárias cinco aplicações de defensivo. Estamos preocupados porque o produtor está descapitalizado", disse Cláudia Godoy.
A Embrapa já registrou focos de ferrugem este ano também na região de Londrina (PR), em planta voluntária; na região de Goiânia (GO) em área de pivô; e há suspeita também de foco no Rio Grande do Sul, em região ainda não confirmada pela Embrapa Soja.