Encontrado foco de ferrugem em lavoura de soja de Mato Grosso

São Paulo (AE) – O primeiro foco de ferrugem asiática em lavoura comercial de soja do ano foi encontrado na semana passada em Primavera do Leste (MT), segundo o serviço de alerta da Embrapa Soja. A pesquisadora Cláudia Godoy disse que o foco foi encontrado por agrônomos da consultoria Céleres em visita à região. A lavoura foi semeada há apenas 25 dias, sobre área de cultivo de sementes de inverno.

"Como houve o cultivo de soja para sementes durante o inverno, o fungo sobreviveu e agora aparece em lavoura comercial", explicou a pesquisadora. A ocorrência da doença em fase tão inicial implicará aumento de custos no combate à praga. "Os produtores da região compraram fungicidas para duas aplicações ao longo do ciclo da soja. Mas quando o fungo aparece ainda no estágio vegetativo da lavoura, é possível que sejam necessárias cinco aplicações de defensivo. Estamos preocupados porque o produtor está descapitalizado", disse Cláudia Godoy.

A Embrapa já registrou focos de ferrugem este ano também na região de Londrina (PR), em planta voluntária; na região de Goiânia (GO) em área de pivô; e há suspeita também de foco no Rio Grande do Sul, em região ainda não confirmada pela Embrapa Soja.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo