O rio Uruguai continua subindo e já está com quase 10 metros acima do nível normal em Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Mais de 80 casas, em quatro bairros do município, já foram atingidas pela cheia, o que levou à decretação de situação de emergência. Quatrocentas e trinta pessoas estão desabrigadas na cidade.

O prefeito de Uruguaiana, Caio Riela, solicitou que a Defesa Civil do estado vistorie o município, cuja situação agravou-se com o temporal que castigou ontem a região. A tempestade, com ventos de 60 quilômetros por hora e índice pluviométrico de 48 milímetros em oito horas, aumentou a enchente, que deixou casas submersas na beira do rio e atingiu residências em vários bairros próximos.

Em São Borja, na mesma região, o nível do rio Uruguai baixa lentamente, mas ainda há desabrigados. Segundo a Companhia de Saneamento local (Corsan), o nível do rio, que ontem estava com 10,05 metros acima do normal, está baixando um centímetro por hora. A Defesa Civil do município continua em estado de alerta por causa do risco de repique da enchente, depois das fortes chuvas que atingiram o norte gaúcho e o oeste de Santa Catarina no fim de semana.

continua após a publicidade

continua após a publicidade