Mais de 1,1 milhão de estudantes participaram ontem do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em todo o Brasil. No Paraná, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplicou as provas, 73.219 alunos foram submetidos às 40 questões para avaliar a qualidade dos cursos de graduação das instituições particulares e públicas de ensino superior.
No Estado, universitários de 22 cursos superiores foram submetidos ao Enade. A estudante de administração da FAE, Simone Cristina de Souza, disse que “a prova foi razoavelmente fácil. Envolvia questões fáceis, mas também algumas mais difíceis, com conteúdos específicos da minha área”, relata a universitária que está no último ano do curso.
O Enade é aplicado a alunos que estão no último ano da faculdade. Por outro lado, universitários que recém ingressaram na vida acadêmica também foram avaliados.
“Por isso achei a prova muito difícil e cansativa. Muitos assuntos ainda não tinha visto na faculdade”, conta a estudante de gestão em recursos humanos da Faculdade Camões, Maria Claudineia Pereira Lopes.
“Se o resultado de toda essa avaliação for realmente usado para melhorias, vejo o Enade como uma oportunidade de melhorar não apenas os alunos, mas os professores e até as universidades”, opina. Quem tiver faltado à prova não receberá o diploma.
Vestibular
Ontem também foi dia de vestibular na Universidade Positivo. De acordo com a instituição, o resultado será divulgado na quarta-feira, a partir do meio-dia, em editais fixados nos murais da universidade e no site www.up.edu.br.