Brasília – O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, informou nesta segunda-feira (28) que o governo vai aguardar mais uma rodada de negociação entre a Volkswagem e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para reavaliar o empréstimo aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O empréstimo, no valor de R$ 497 milhões, ainda não foi liberado.
?Enquanto não consolidar a negociação, o BNDES vai aguardar. Nós fizemos uma ponderação à direção da Volkswagem, para que o Sindicato dos Trabalhadores e a empresa possam consolidar uma negociação que busque preservar todas as unidades e os empregos?, disse Marinho, após reunião no Palácio do Planalto com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente do BNDES, Demian Fiocca, e representantes da Volkswagem.
O ministro deixou claro que o governo não está participando das negociações. ?O governo chamou a empresa para discutir a eventualidade de fechar planta ou não fechar planta. O que nós queremos é que o sindicato e a Volkswagem possam consolidar essa negociação preservando as unidades?.
O ministro disse que há possibilidade da empresa desmobilizar uma das suas unidades no ABC, o que resultaria na demissão de 6,1 mil trabalhadores.