Ao assumir o Ministério do Turismo, Marta Suplicy afirmou que pretende incentivar o turismo doméstico no país, através da concessão de empréstimo com desconto na folha de pagamento do trabalhador.

continua após a publicidade

No Brasil, ele [turismo doméstico] pode ser ampliado, e muito. A maioria [das viagens] ainda é o turismo das pessoas visitando familiares. Temos que ampliar o turismo de lazer do próprio brasileiro, disse, no Palácio do Planalto.

Segundo a nova ministra, será realizada uma política agressiva para buscar turistas e o crédito consignado será usado como possibilidade de incentivar as viagens.

Esse turismo mais econômico, nós temos que incrementar, porque gera riqueza. O crédito consignado para o turismo é interessantíssimo. A pessoa paga um pacote em 24 meses e quem vende recebe vista. O financiamento é da Caixa Econômica.

continua após a publicidade

Questionada se tem a intenção de deixar o ministério antes do final do mandato para se candidatar a algum cargo eletivo, respondeu: Estou assumindo o ministério porque estou encantada com as possibilidades e vou me dedicar a ele de corpo e alma.

Sobre a possibilidade de que a crise aérea impacte o setor e a Infraero saia da alçada do Ministério da Defesa e passe para o Turismo, disse: O apagão aéreo é um problema sério e espero que esteja sendo resolvido na área de sua competência.

continua após a publicidade

A família prestigiou em peso a posse de Marta e mostrou empolgação durante a cerimônia. Estavam presentes os filhos João André e Supla, a atriz Maria Paula (casada com João), o marido Luís Favre e outros familiares.