Empresas vêem cenário favorável no terceiro trimestre

As previsões para os próximos meses do empresariado brasileiro para a indústria são favoráveis e as "melhores desde a virada do ano". A informação consta da 160ª Sondagem Conjuntural da Indústria da Transformação, referente ao segundo trimestre e divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A pesquisa é trimestral, e abrange universo de 935 empresas, pesquisadas entre os dias 29 de junho a 27 de julho.

De acordo com a FGV, da sondagem referente ao segundo trimestre do ano passado, para o levantamento de igual trimestre este ano, caiu de 47% para 46% a parcela dos entrevistados que esperam aumento na demanda no terceiro trimestre. Porém, no mesmo período de comparação, passou de 16% para 14% o porcentual de pesquisados que aguardam redução na demanda, no terceiro trimestre.

Da sondagem do segundo trimestre de 2005 para a pesquisa referente ao segundo trimestre de 2006, permaneceu em 49% a fatia dos entrevistados que prevêem aumento na produção no terceiro trimestre deste ano. No mesmo período de comparação, caiu de 16% para 11% a parcela dos pesquisados que esperam redução na produção, no penúltimo trimestre deste ano.

Já no mercado de trabalho, os prognósticos também são favoráveis. Subiu de 24% para 26% a parcela dos entrevistados que esperam melhora no nível de emprego no terceiro trimestre, da pesquisa referente ao segundo trimestre de 2005 para a sondagem referente ao segundo trimestre deste ano. No mesmo período de comparação, caiu de 15% para 13% o porcentual de pesquisados que esperam piora no nível de emprego, no terceiro trimestre.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo